Hospital geral realiza campanha de combate às hepatites virais
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), localizado na mesorregião do nordeste paraense, aderiu a campanha "Julho Amarelo", em consonância com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com o intuito de alertar a população sobre a importância da prevenção da contra as hepatites virais com repasse de orientações e realização de 50 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites em parceria com o Centro de Aconselhamento Anônima (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde.
Ações estão sendo realizadas durante todo o mês com o objetivo de envolver colaboradores, usuários e seus acompanhantes. Durante as palestras promovidas nas áreas de Atendimento do Hospital, os profissionais do HGT e do CTA ressaltam as formas de prevenção contra essas doenças, que provocam a inflamação do fígado e podem ser causadas por abuso de álcool ou transmitidas por água contaminada, agulhas infectadas ou relações sexuais sem proteção, entre outros.
De acordo com a pedagoga do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Elizabet Gomes, durante a campanha, que vai até final deste mês, eles repassam ainda informações sobre outras Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, além de distribuição de material educativo sobre o tema.
Segundo dados da Sespa, as hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos, independente do grau de lesão do fígado.
Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina, que detectam as hepatites. Este cuidado é ainda mais importante nos seguintes casos: pessoas que não se imunizaram para hepatite B; ou que têm mais de 40 anos e que podem ter se exposto ao vírus da hepatite C no passado, seja em transfusões de sangue ou cirurgias.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.