Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VERÃO

Bombeiros atuam na prevenção nas principais praias do Estado

Por Igor Luz (CBM)
23/07/2019 17h01

Cerca de 150 militares do Corpo de Bombeiros atuaram, no sábado (20) e domingo (21), nas praias de Marudá, Marapanim, Outeiro e Mosqueiro, que receberam um grande público. Na ilha de Moqueiro, o trabalho foi voltado para a prevenção em áreas de grande movimentação de veranistas, concentradas nas praias do Farol, Chapéu Virado, Murubira, Maraú e Paraíso.

No sábado, a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) organizou o tradicional campeonato de Aquatlon, um tipo de esporte aquático. A travessia ocorreu da praia do Murubira até o Farol, tendo o apoio e prevenção do CBMPA com os serviços de proteção balneária.

A Defesa Civil Estadual junto com a Escola da Vida, do Grupamento de Mosqueiro, fez uma campanha de conscientização com entrega de panfletos e orientações aos banhistas e ambulantes, alertando para o perigo das brincadeiras com pipas, que utilizam linhas chilenas e enceradas. "O papel da Defesa Civil é conceder apoio no cumprimento da Lei municipal n° 9.455, que restringe o uso desses artefatos, dando aos militares a autoridade de recolher os mesmos, caso haja a desobediência no cumprimento", disse o capitão Marcelo.

O Corpo de Bombeiros Militar, Ciop e Polícia Militar trabalharam juntos no sistema de monitoramentos com câmeras nos pontos estratégicos de Mosqueiro, onde auxiliaram nos atendimentos a possíveis ocorrências.

Outeiro
O Corpo de Bombeiros disponibilizou 70 guarda-vidas vigilantes para auxílio e prevenção dos banhistas nas praias da ilha de Caratateua, localizado no distrito de Outeiro.

Policia Militar, Bombeiros, Defesa Civil Estadual e Municipal, além da Guarda Municipal, fizeram o recolhimento de linhas enceradas e identificação de crianças com as pulseirinhas. Os militares contaram com o apoio de duas barracas montadas, uma na Praia Grande e outra na Praia do Amor, além de duas viaturas de resgates em pontos estratégicos da ilha, viaturas de pessoal de serviço e botes infláveis.

Marudá e Marapanim

Mais de 20 militares do Corpo de Bombeiros atuaram, no domingo (21), nas praias de Marudá e Marapanim, no nordeste paraense, entre elas, Algodoal, Crispim e Camará (Praia do Lembe), que receberam grande quantidade de veranistas.

Em Marudá, o trabalho foi realizado pelos bombeiros do Grupamento de Castanhal. Segundo o comandante da prevenção de guardas-vida, capitão J. Ferreira, as ocorrências mais comuns foram acidentes com animais marinhos e pequenos ferimentos causados por objetos cortantes encontrados na areia. "A praia de Marudá, mais frequentada da região, tem uma atenção maior devido a um banco de areia que cresce com a baixa da maré, atraindo o público. Porém, há um canal que se forma durante a cheia, por isto existe todo um cuidado com essa área para evitar possíveis acidentes e afogamentos", disse.

Na ilha de Algodoal, o efetivo de guarda-vida atuou na prevenção no caso de afogamentos, principalmente junto aos adultos, ao mergulhar após ingerirem bebidas alcoólicas em excesso. Outro trabalho foi voltado para as crianças, com orientação para não entrarem no mar desacompanhadas de um responsável e sempre com água abaixo do umbigo. Por ser uma praia de água salgada, com grandes riscos de queimaduras por água viva, ferimentos por bagre e arraia, os militares também fizeram alertas sobre acidentes com animais marinhos.

Na praia do Crispim, os guarda-vidas entregaram pulseirinhas para a identificação das crianças, facilitando, assim, a localização dos responsáveis, caso as mesmas viessem a se perder.
No Camará, também conhecida como praia do Lembe, a atenção dos militares foi voltada também para o canal que separa a praia do mangue, onde a correnteza na maré baixa é bastante forte. Por este motivo, a orientação e o serviço de prevenção dos guarda-vidas buscou evitar possíveis afogamentos, caso alguém tentasse atravessar nadando.