Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INSCRIÇÕES

Carlos Gomes abre inscrições para XIII Concurso Dóris Azevedo

Por Mayave Ribeiro (FCG)
23/07/2019 11h56

As inscrições para a XIII edição do Concurso Dóris Azevedo para Jovens Musicistas, realizado pelo Instituto Estadual Carlos Gomes – IECG, começam hoje, 23 de julho, e seguem até 23 agosto. Os interessados deverão se inscrever em uma das seis categorias disponíveis. As inscrições, que são destinadas aos alunos vinculados ao IECG, Curso de Música da Universidade Estadual do Pará - UEPA, Escola de Música da Universidade Federal do Pará - UFPA e Fundação Amazônica de Música - FAM, acontecerão na Biblioteca Leonor Macedo, localizada no IECG (Av. Gentil Bitencourt, 977 - Nazaré, Belém).

O concurso, que tem como objetivo valorizar os profissionais da área e os estudantes de música de Belém, foi criado pela professora de piano e canto lírico Dóris Azevedo, docente do antigo Conservatório Carlos Gomes. Os vencedores de cada categoria também serão contemplados com um prêmio em dinheiro.

Inscrições – De 23 de julho a 23 agosto, as inscrições desta edição do concurso serão feitas na Biblioteca Leonor Macedo, no Instituto Estadual Carlos Gomes - IECG (Av. Gentil Bitencourt, 977 - Nazaré, Belém) de 8h às 18h. Os músicos deverão escolher a música que será interpretada, levar a ficha de inscrição preenchida com o nome do candidato, nome do professor, instituição, categoria e especialidade desejada, turno da prova e três cópias das partituras que serão interpretadas.

Será necessário ainda, anexar a cópia da identidade e CPF, comprovante de residência, conta corrente (para recebimento do prêmio, se for o caso) e, para candidatos não vinculados à FCG, apresentar documento comprovando vínculo com as outras instituições UEPA, UFPA e FAM. Os candidatos menores de idade devem levar os mesmos documentos, sendo estes do seu responsável legal, para que possa receber o prêmio.

De acordo com Jena Vieira, Diretora Técnica da Fundação Carlos Gomes, o concurso é mais que uma ferramenta de motivação, é um momento de avaliação. "Além de diretora, sou professora de canto no Carlos Gomes e, posso dizer que para um acadêmico, ganhar um concurso tem grande significado. Mostrar o seu desempenho em concursos é muito importante para a carreira de alguém que estuda música", explica. "Além disso, é uma maneira de avaliar o nível profissional do (a) candidato (a), através da colocação e participação dele(a) nesses concursos. Por isso, ficamos felizes em poder dar essa oportunidade de engrandecer o currículo dos nossos alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) e alunos das instituições parceiras", completa Jena.

A professora Dóris Azevedo, responsável pela formação de gerações de instrumentistas no antigo Conservatório Carlos Gomes, criou o concurso que é promovido pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) e tem como objetivo valorizar os músicos locais e estimular a participação de estudantes de música de várias instituições. No início, o concurso era somente para estudantes de piano, mas hoje, os candidatos tocam vários instrumentos. "Sinto-me muito feliz de saber que o concurso cresceu muito, abrangendo outros instrumentos e também a música de câmara. É um evento importante para todos os alunos e professores envolvidos, pois contribui para o crescimento musical de todos", afirma Doris.

O concurso será realizado de 30 de setembro a 04 de outubro e terá seis categorias: Incentivo, Juvenil, Intermediário, Técnico, Avançado e Única. Fazem parte de cada categoria os instrumentos de cordas como violino, viola, violoncelo, contrabaixo e violão; instrumentos de sopro como flauta doce; todos os metais e madeiras, percussão, piano, canto e ainda, música de câmara. As avaliações das provas serão feitas obedecendo os critérios de técnica do instrumento ou voz, além da postura em cena e a interpretação artística. Todos os candidatos que se apresentarem no concurso receberão um certificado e o primeiro e segundo colocados de cada categoria serão contemplados com prêmios em dinheiro.