Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EQUIPAMENTOS

Segup apresenta equipamentos de segurança doados pelo Governo Federal

Por Laís Menezes (PC)
22/07/2019 18h00

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) apresentou, nesta segunda-feira (22), em coletiva à imprensa, os equipamentos de segurança recebidos do Governo Federal que fazem parte do chamado extra-legado Olímpico, materiais que foram utilizados na Olimpíada do Rio 2016.

Entre os dispositivos adquiridos estão armamentos, veículos, munições, coletes e escudos balísticos entre outros aparelhos bélicos, a fim de reforçar o aparato das forças policiais do Estado do Pará. Os bens que somam R$2,1 milhões eram de uso exclusivo da Força Nacional e estavam ociosos.

A doação foi anunciada pelo Governo Federal em Brasília, durante solenidade no Ministério da Justiça e Segurança Pública, no último dia 3 de julho, em evento que contou com a presença de representantes da Segurança Pública de todos os estados, do vice-presidente da república, Hamilton Mourão e do ministro da justiça e segurança pública, Sérgio Moro.

A doação tem o objetivo de modernizar e reaparelhar os órgãos da segurança pública de todo o país. De acordo com o Ministério da Justiça, 42 mil itens repassados aos estados brasileiros estão avaliados em R$ 43 milhões.

Todos os estados que contribuem com a Força Nacional recebem um legado, que é uma retribuição do governo federal pelo que é cedido à União. Entretanto, essa remessa trata-se de um extra-legado, que eram equipamentos que estavam guardados sem utilização remanescente das Olimpíadas e agora serão distribuídos aos estados.

"Os equipamentos irão auxiliar no policiamento e na segurança pública do Pará, muitos deles nós já possuíamos, porém outros irão incrementar o trabalho, como pistolas elétricas que serão utilizados por forças especiais e o bloqueador de sinal que pode ser usado em ações específicas, por exemplo. Dependendo da funcionalidade e da destinação desses aparelhos, eles serão encaminhados aos órgãos de segurança", explica o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.

Entre os aparelhos recebidos, estão armas de fogo de diversos modelos e calibres, veículos do tipo picape e micro-ônibus, munições, terminal de dados portátil, GPS, equipamento de proteção individual, barracas de campana, bloqueadores de rádio frequência, entre outros.