Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REINSERÇÃO

Internas de Ananindeua produzem artesanato em curso de biscuit

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
07/07/2019 08h58

Reeducandas do Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Ananindeua, que fazem parte da Cooperativa de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), participaram de um curso para produção de artesanatos com biscuit, na sexta-feira (5).

A capacitação é uma iniciativa da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A diretora da unidade, Thais Moraes, explica que a ação é importante para o desenvolvimento das mulheres e para a reinserção social delas. "As meninas têm a oportunidade de aprender mais uma técnica de produção", contou.

A Coostafe é a primeira cooperativa formada exclusivamente por internas do sistema penitenciário no Brasil. É um projeto de economia solidária para as reeducandas, em que há a oportunidade de ocupar o tempo, aprender uma profissão e remir pena através do trabalho. Novas detentas entraram no projeto e a ideia é fazer com que todas se familiarizem com o ofício desenvolvido.

Reaproveitamento – Materiais descartados no Centro Nacional de Primatas (CENP), do Instituto Evandro Chagas (IEC), são utilizados pela Coostafe, entre eles, sacos de ração e vidros. "Estes materiais são reutilizados para a fabricação de sacolas e bolsas, já que são bastante resistente e térmicos, então elas produzem sacolas e bolsas térmicas. Já os vidros viram artesanato com biscuit", explicou.

*Colaboração: Fernanda Cavalcante