Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ONCOLÓGICO INFANTIL

Hospital divulga planejamento e ações de melhorias até 2020

Por Marcelo Leite HOIOL (HOIOL)
04/07/2019 17h45

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde, em Belém (PA), divulgou o seu planejamento estratégico até o final de 2020. Entre as metas está o desenvolvimento dos profissionais com ações de treinamentos, redução de custos, fortalecimento das relações interpessoais e desenvolvimento de habilidades individuais.

Com uma programação anual de atividades educacionais, a unidade de saúde completou o primeiro semestre do ano com mais de 1.500 horas de treinamento. Só no mês de junho, foram cerca de 380 horas. "O desenvolvimento das equipes melhora o ambiente de trabalho e, consequentemente, o atendimento ao paciente", ressalta a diretora assistencial do hospital, Josieli Pinheiro.

Para a psicóloga organizacional Débora Louzeiro, as atividades fortalecem ainda mais o aprendizado. "Para essas ações, optamos por usar outras metodologias de ensino, já que são temas importantes e que precisam ser bem compreendidos entre todos os colaboradores", destaca.

De acordo com a diretora do hospital, Alba Muniz, são poucos os centros especializados que se dedicam, exclusivamente, ao diagnóstico e tratamento do câncer em crianças e adolescentes no país. "Esse novo desafio nos traz a responsabilidade de ampliarmos os investimentos em melhorias para a assistência, no desenvolvimento dos nossos profissionais e na troca de experiências com os principais especialistas em oncologia pediátrica e gestão hospitalar no país", explica.

Retorno ao paciente – Maiara Araújo é mãe do jovem Marcus Henrick, de 12 anos. Em tratamento há dois anos contra uma leucemia, hoje eles celebram os bons resultados das quimioterapias com a doença sob controle. Depois de inúmeras internações, a genitora lembra quanto o conhecimento das equipes foi importante para dar segurança a ela e ao filho.

"A gente vê essa preocupação do hospital de preparar as pessoas. Quando cheguei aqui era tudo novo. Perguntava quando via algo diferente ser feito no meu filho e sempre tinha alguém para explicar. Isso mostra que eles têm conhecimento, mas é importante que estejam sempre aprendendo mais", conta.