Mais 100 profissionais estão aptos para atuar na brigada de incêndio do Metropolitano
Mais 100 profissionais estão aptos a atuar na brigada de incêndio do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua (PA). A capacitação foi concluída na última sexta-feira (28). O contingente soma-se aos 50 voluntários já habilitados pelo Corpo de Bombeiros.
A brigada atua na prevenção e combate a incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes. De acordo com o coordenador e técnico de Segurança do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho do hospital (SESMT), Carlos Henrique da Costa, a ação aumenta a segurança de todos os públicos presentes no hospital. "Nosso risco é baixo para incêndio, mas com essa formação passamos a ter uma tranquilidade maior", avaliou.
Durante a preparação, os voluntários tiveram duas atividades práticas: a prevenção e combate a incêndio, na qual eles aprendem a lidar corretamente com água e mangueiras, e nas estratégias de resgate de possíveis vítimas; e o simulado de abandono do prédio, na qual são feitas movimentações de pessoas pelas saídas de emergência e escadas.
O maqueiro Antônio Marcos Miranda atua no Pronto-Atendimento e já tem habilidade no transporte de pacientes, importante para o caso de evacuação do ambiente. "Foi de grande aprendizado para mim. A gente vai lembrando o que, às vezes, já até sabe, mas precisa praticar. Isso vai ser importante para a minha atuação profissional", acreditou.
Com o treinamento, os voluntários passam a ter registro válido por dois anos no Corpo de Bombeiros, para atuar em operações na unidade. Além deles, o HMUE é dotado de quatro bombeiros civis que cobrem o hospital em regime de escala.
Sobre o HMUE
Referência no tratamento de média e alta complexidades em traumas e queimados para a região Norte pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) dispõe de 198 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusivo para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI.
O HMUE recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, dos diferentes municípios do Pará e também de outros estados. Em 2018, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.