Fábrica Esperança entrega 9 mil uniformes
A Fábrica Esperança entregou 9 mil uniformes para a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) na tarde desta sexta-feira (28). Este é mais um marco da nova gestão da Susipe, que visa implantar a disciplina e padronização no cárcere. Após a entrega dos uniformes no almoxarifado, o secretário extraordinário para assuntos penitenciários, Jarbas Vasconcelos, recebeu o auditor geral do Estado, Giussepp Mendes e o diretor geral da Fábrica Esperança, Artur Jansen para uma entrega simbólica na sede da Susipe. A entrega foi acompanhada pela Auditoria Geral do Estado (AGE).
Artur Jansen, diretor geral da Fábrica Esperança, explica que foi realizado um levantamento sobre a capacidade de produção da fábrica e 30% desta foi comprometida para a entrega dos uniformes, que estava atrasada desde a gestão passada. "Foi firmado a quantidade de 9 mil peças por mês para serem entregues em 160 dias. O nosso objetivo é que a Fábrica Esperança volte a ter a credibilidade dos anos em que ela foi criada. Por ter ficado vários anos nas mãos de pessoas que geriram de uma forma inadequada, a Fábrica ficou com uma imagem negativa perante a sociedade e os órgãos de controle, então a nossa missão é fazer com que esse projeto volte a ter a credibilidade que tinha no seu início, em 2006", pontua.
Para Giussepp Mendes, auditor geral do Estado, a entrega de hoje representa de fato a percepção da nova gestão sobre o que a auditoria do Estado vem impondo: tripé de gestão, controle e resultado. "Após a abertura de uma investigação feita na Auditoria Geral sobre um processo licitatório que perdurou um período de 24 horas para a contratação de 91 mil uniformes, nós identificamos que esses uniformes não tinham sido entregues em tempo hábil, mas haviam sido pagos. Ao invés de judicializar a situação, nós procuramos a nova diretoria da fábrica, que aceitou de pronto a propositura de um acordo feito entre Susipe, AGE e Fábrica Esperança, para que nós pudéssemos modular a entrega desses uniformes. Hoje estamos aqui com o resultado da primeira etapa sendo cumprida num período de 160 dias. Esperamos dar continuidade nas investigações das ações praticadas pela gestão que estava na Susipe e na Fábrica Esperança, mas daqui por diante nós traçamos um marco entre a nova gestão e antiga com a entrega desses novos uniformes". afirma.
A diretora de Logística, Infraestrutura e Patrimônio da Susipe, Kamilla Costa, os itens serão distribuídos para os internos das casas penitenciárias do interior. A próxima remessa será encaminhada para o Complexo Penitenciário de Santa Izabel. "Estamos recebendo a primeira remessa das unidades dos uniformes e isso já vai possibilitar os agendamentos para a gente começar a uniformizar as unidades. Eu acredito que até agosto estaremos com praticamente todas as unidades uniformizadas", afirma.