Prodepa investe na expansão da Rede de Comunicação Corporativa
Responsável por R$ 4,4 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB), correspondendo a 5% do volume estadual, e concentrando 5% da população do Pará, com 394.177 habitantes, distribuídos pelos municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí, a Região de Integração Lago de Tucuruí destaca-se pela importância energética, em função da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, e pelo grande potencial na produção de gado – detém 10% do rebanho bovino do estado.
Diante deste cenário, a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) trabalha na expansão da Rede de Comunicação de Dados Corporativa do Estado, para prover à administração pública conectividade, ampliando a mobilidade e acessibilidade no interior paraense.
Presente em quatro dos sete municípios da região - Itupiranga, Jacundá, Novo Repartimento e Tucuruí -, a Prodepa reestruturou suas estações, reformulando a capacidade de acesso. “Nós ajustamos toda a parte elétrica interna, colocamos os enlaces no retificador, colocamos o inversor de corrente para integrar no sistema VC do ponto-multi-ponto. Foi feita uma reforma completa na estação de Itupiranga para estabilizar, pois estava tendo muita queda, principalmente de energia”, informa o gerente de Projetos de Infraestrutura de Telecomunicações da Prodepa, Rafael Thury.
Além de fornecer conectividade à administração pública nas diversas esferas (municipal, estadual, federal e judiciária), a Rede Corporativa do Estado instala pontos de acesso livre (hotzones), garantindo o acesso da população à internet de qualidade e de forma gratuita. Com o sinal de comunicação digital instalado em praças e orlas, a população das cidades pode se conectar à internet pelo sistema wi-fi.
Distrito industrial – O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec), e a Prefeitura de Tucuruí assinaram, em junho passado, um Termo de Cooperação para a instalação do Distrito Industrial de Tucuruí. Adnan Demachki, titular da Sedeme, Olavo das Neves, presidente da Codec, e o prefeito Jones William firmaram o compromisso na sede da Associação Comercial e Industrial de Tucuruí (Acit). Com a assinatura, a Codec iniciará a implantação do distrito industrial.
O Pará já possui quatro distritos industriais: em Belém (no Distrito de Icoaraci), Ananindeua, Barcarena e Marabá. Com área total superior a 8 mil hectares, os DIs reúnem mais de 300 empresas instaladas, gerando aproximadamente 20 mil empregos diretos.
De acordo com Olavo das Neves, os investidores que analisam o mercado paraense querem áreas desembaraçadas, que não gerem problemas sociais às comunidades. Os distritos industriais são áreas estruturadas, inclusive sob o aspecto ambiental, e isso gera segurança para investidores.
Navegapará - Pontos de acesso livre à internet nos municípios da Região Lago de Tucuruí:
Itupiranga - Praça da Prefeitura
Jacundá – Prefeitura, em frente à Praça Pinto Silva
Novo Repartimento - Praça da Bíblia
Tucuruí - Praça Rotary, Praça Jardim Paraíso e Vila Permanente