Mudança de sede reflete na melhoria dos serviços do Procon
Instalada em sede própria, inaugurada em 15 de janeiro deste ano, a Diretoria de Defesa do Consumidor no Pará (Procon) passou a oferecer um atendimento mais ágil e com mais conforto e comodidade ao público. O novo e moderno prédio atende aos padrões de acessibilidade e conta com o dobro do número de baias para atendimento que havia na antiga sede, além de um sistema alimentado por um servidor de dados de última geração.
Com essa modernização, o acesso ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), ligado ao Ministério da Justiça, é imediato, o que refletiu diretamente no aumento do número de reclamações registradas ao longo deste ano, que somaram quase 18 mil, com 80% dos casos solucionados. Na liderança, estão os casos de cobrança indevida ou abusiva envolvendo operadoras de telefonia e a concessionária de energia que opera no Estado.
“É importante lembrar que o investimento no novo prédio não envolveu custos para os cofres públicos. Todos esses benefícios proporcionados ao consumidor foram decorrentes das multas pagas pelas empresas reclamadas”, destacou o diretor do Procon-PA, Moysés Bendahan.
Projeção - O diretor ressalta ainda a valorização nacional do Procon-PA em 2017. O órgão hoje preside o Fórum dos Procons do Norte, liderando sete estados, além da diretoria da Associação Brasileira de Procons. Para 2018, deve ser firmado um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará para que a Procuradoria do Consumidor possa resolver as reclamações não só no âmbito administrativo, mas também no judicial, e o consumidor tenha o respaldo das duas esferas.
Satisfação do consumidor - As melhorias decorrentes da mudança de sede também refletem diretamente na satisfação do consumidor. “Cheguei aqui muito chateada com a cobrança indevida de uma concessionária de energia. Em menos de um mês o Procon resolveu o problema. Hoje estou de volta para reclamar de uma situação semelhante ocorrida com a minha mãe, e mais uma vez o serviço está sendo bem ágil”, relata a gestora pública Carla Góes, 45 anos.
Serviço: A nova sede do Procon funciona na Travessa Lomas Valentinas, nº 1150 – Bairro da Pedreira, em Belém. O atendimento ao público é feito das 8h às 14h. Informações pelo telefone: (91) 3073-2824.