CIIR sedia evento da OAB/PA para debater sobre saúde mental
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, sediou roda de conversa sobre "A saúde mental de pais e mães de pessoas com deficiência: as expectativas, desafios e formas de elaboração de pais de PcD", organizado e mediado pela presidente da Comissão de Proteção aos Direitos das PcD da OAB/PA, Gisele Costa, na tarde da terça-feira (25).
Os participantes do evento foram recepcionados pelo diretor executivo do Centro de Reabilitação, José Neto, que destacou a importância da construção de espaços para estes tipos de debates.
A mesa foi composta por mestres e doutores da área comportamental e por pais e mães de pessoas com deficiência. Para José Neto, o evento só reafirma o compromisso social, ético e de cidadania como garantia dos direitos à Pessoa com Deficiência.
O evento foi encerrado com entrega de Certificado por serviços prestados às pessoas com deficiência no Estado do Pará, concedido pela OAB/Pa, por meio da Comissão de Proteção aos Direitos das PcD. José Neto foi um dos homenageados.
Estrutura - O CIIR oferta diversas especialidades e tecnologias, voltadas à Pessoa com Deficiência - PCD, sempre prezando pela acessibilidade, assistência segura, de qualidade e humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.
O centro possui modelo inovador de assistência de média e alta complexidade distribuído em uma área com mais de 40 mil metros quadrados, sendo 15 mil só de área construída. O espaço possui uma estrutura singular com Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) destinado ao atendimento de pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e visual. O destaque vai para a Oficina Ortopédica Fixa.
Os usuários contam também com um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO II) para atendimento das complexidades com diversos procedimentos, inclusive de cirurgia oral e todo serviço de periodontia e endodontia.
Atendimento - Para ter acesso aos serviços, o usuário deve ser encaminhado, exclusivamente, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde a Central de Regulação de cada município, envia à Regulação Estadual, onde o pedido será analisado conforme perfil do usuário, por meio do Sistema de Regulação (SISREG).
Serviço: O Centro funciona em um prédio na Rodovia Arthur Bernardes, 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.