Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LETRA E SONORIDADE

Espetáculo '99 quase 100 de Ruy Barata' abre a programação pelo centenário do poeta

Por Úrsula Pereira (SECULT)
24/06/2019 18h05

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), vai comemorar o Dia Estadual da Poesia, celebrando os 100 anos de nascimento de um dos maiores compositores paraenses: Ruy Guilherme Paranatinga Barata, ou simplesmente Ruy Barata. As cantoras Andréa Pinheiro e Renata Del Pinho se debruçaram sobre o repertório do poeta para mostrar na terça-feira (25), às 20 h, no Teatro Gasômetro, em Belém, uma retrospectiva da produção musical do homenageado e de seus parceiros, especialmente o mais constante, o filho Paulo André Barata. O Show "99 quase 100 de Ruy Barata" integra a programação especial pelo centenário de Ruy Barata.

O Teatro Gasômetro, no Parque da Residência, receberá o espetáculo em homenagem a Ruy BarataO espetáculo, com clima intimista dos pubs e teatros dos anos 1980, tem direção musical e arranjos de Kim Freitas, acompanhamento da Banda Pauapixuna - formada por Davi Amorim, João Bererê e Ney Rocha - e a dupla vocal Andréa e Renata, que canta pela primeira vez em teatro.

Ruy e Paulo André escreveram vários clássicos da Música Popular Brasileira (MPB), como "Foi assim", "Pauapixuna", "Porto Caribe", "Eu sou de um país que se chama Pará" e "Este rio é minha rua". "Colocamos no show canções que contam, sem ordem cronológica ou linear, a concepção de uma das mais ricas obras populares sobre o Pará e a Amazônia, traduzidas numa linguagem universal", diz Andréa. "As letras de Ruy e as melodias de Paulo André se encaixam com precisão, como se uma não pudesse viver separada da outra", afirma Renata.

Simbologia - Grande parte das músicas de Paulo André e Ruy Barata foi gravada no Brasil e no exterior, sendo incluídas em trilhas de novelas, clipes de veiculação nacional e programações de rádios brasileiras e estrangeiras, nas vozes dos mais variados intérpretes. Ao longo do tempo, mereceram da crítica especializada declarações como a de Tárik de Souza, para quem "Paulo André e Ruy Barata são dois especialistas em versos de contundentes imagens". Na definição do falecido jornalista Artur da Távola, "as músicas e as letras nos trouxeram a beleza e a doçura dos rios, das lendas, dos botos, dos igarapés, do Indauê Tupã, dos pixés, dos limos de maresia, das proas e canoas, palavras que, além de lindas, simbolizam a cultura brasileira".

"Vamos mostrar tudo isso e muito mais, porque estão no repertório canções urbanas menos conhecidas do grande público, mas de rara beleza", informa Kim Freitas. "Paulo André e Ruy Barata são dois ícones da música do Pará. Seus talentos atravessam fronteiras. Estarão em qualquer livro ou compêndio que fale sobre a música popular brasileira", arremata Davi Amorim.

No ano passado, o jornalista, escritor e crítico musical Ruy Castro, autor de dezenas de livros sobre a MPB, ao reler a obra poética e as letras de Ruy Barata, escreveu: "Um dia, um amigo, Fernando Pessoa Ferreira, me apresentou à poesia de Ruy Barata. Depois, sabendo que eu iria a Belém, insistiu para que eu conhecesse o poeta. Dois motivos pelos quais Fernando foi o maior amigo que tive na vida".

Recentemente, o também escritor, poeta e letrista Paulo Sérgio Valle, parceiro do irmão, Marcos Valle, e de outros compositores em mais de mil canções, afirmou que "Ruy Barata é, sem dúvida, um dos melhores letristas do Brasil. Sem perder o conteúdo emocional, suas letras têm sempre a palavra exata e a sonoridade condizente com a melodia. Ruy tornou grande o difícil ofício de letrar músicas".

Ruy Barata morreu em 1990, mas seu legado poético continua a inspirar música, cinema, teatro, vídeos, trabalhos escolares, teses, danças, pinturas, esculturas e diversas manifestações políticas e culturais em todo o Pará.

Programação - Como parte das comemorações alusivas ao centenário de Ruy Barata, a Secult preparou a seguinte programação:

Mesa-redonda Ruy Barata em Cinco Vozes
Participantes: Amarílis Tupiassu, João de Jesus Paes Loureiro, Lilia Chaves, Marinilce Coelho e Paulo Nunes, no auditório da Casa das Artes, às 09 h

Workshop Caricaturas e Ilustrações
Participantes: Biratan Porto e J. Bosco Azevedo, no auditório da Casa das Artes, às 15 h

Reunião festiva em volta da estátua de Ruy - Saudação ao Dia da Poesia e abertura das comemorações do Centenário Ruy Barata, no Parque da Residência, às 19 h

Serviço: O espetáculo "99 quase 100 de Ruy Barata" será realizado no dia 25 de junho (terça-feira), às 20 h, no Teatro Gasômetro, no Parque da Residência (Avenida Governador Magalhães Barata, 830, bairro de São Braz). A classificação é livre, a programação é gratuita e a realização é do Governo do Pará, por meio da Secult. Mais informações: (91) 4009-8474.