Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIRURGIA

Hospital Regional em Paragominas implanta projeto e reduz riscos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/08/2017 00h00

A diretoria de Enfermagem do Hospital Regional Público do Leste (HRPL) inova e implanta projeto ““Pit Stop da Cirurgia Segura” com o objetivo de aprimorar a atuação da equipe multidisciplinar na admissão do paciente no Centro Cirúrgico para a realização de procedimentos, reduzindo riscos cirúrgicos, assegurando mais qualidade ao processo.

De acordo com o diretor de Enfermagem, Clóvis Guse a segurança e a humanização em procedimentos cirúrgicos têm sido tema de debates e discussões no atual cenário da saúde, levando-se em consideração os riscos elevados. O “Pit Stop Cirurgia Segura é uma etapa muito importante onde se confere o nome completo do paciente, termo de consentimento cirúrgico assinado, pulseira de identificação, retiradas de adornos, condição de jejum, prontuário e exames, local da cirurgia e o tipo do procedimento, que reduz eventuais erros”, explicou

O projeto é desenvolvido de forma sistemática e lúdica ao conferir todos os itens de preparo cirúrgico. O enfermeiro lembra ainda que o hospital possui a Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória – SAEP, que proporciona maior segurança em todo o processo desde a admissão do paciente para cirurgia, preparo, encaminhamento ao centro cirúrgico, cuidados no transoperatório, bem como no pós-operatório e, o Pit Stop, vem reforçar os controles antes do paciente entrar efetivamente no Centro Cirúrgico.

Guse informa que o projeto foi inspirado em ação realizada no Centro Cirúrgico do Hospital Geral Unimed – 2014, no estado de São Paulo, que remete às paradas técnicas da Fórmula 1, quando o carro de corrida para nos boxes para verificar suas condições. Antes do paciente ingressar no bloco cirúrgico, realiza-se a parada obrigatória para a avaliação e check-list, por meio da aplicação da admissão conforme formulário da SAEP.

Segundo coordenadora de Enfermagem, Mônica Louza, o projeto está em consonância com os protocolos universais de segurança do paciente, que também versa sobre cirurgia segura. “Temos a responsabilidade de garantir que a cirurgia será feita no paciente certo, o procedimento correto, do lado certo para evitar erros”, afirmou, explicando que atualmente, esses eventos não são mais considerados erros médicos e, sim, erros institucionais.

Responsável também pelo Centro Cirúrgico (CC), Pronto Atendimento (PA) e Central de Material e Esterilização (CME), a enfermeira ressalta que o check list do “Pit stop” veio justamente para evitar eventuais falhas, possivelmente provocadas pelo conjunto do atendimento. A lista da Organização Mundial de Saúde (OMS) apresenta três momentos dos procedimentos cirúrgicos: o  pré anestésico, o pré incisão cirurgia e a pré saída do usuário do bloco cirúrgico, que é denominado de Pré Recuperação Pós Anestésica (PRA). 

“Antes da indução anestésica, antes da incisão cirurgia e antes do paciente sair da sala de cirurgia, para isso, temos que parar tudo e fazer uma checagem dos itens da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica instituído pela OMS, tornando-se obrigatória para todas as instituições”, informou, destacando que no HRPL não é diferente.

 Isso tudo para que o paciente cirúrgico tenha a garantia da qualidade, da individualidade e que vai passar pela cirurgia, acolhido de todas as formas: fisiológica e biopsicossocial. Clóvis Guse destaca ainda a importância e a participação dos profissionais do HRPL neste projeto. O resultado final tem sido o monitoramento dos indicadores assistenciais que desde a recente implantação do projeto, nenhuma cirurgia foi cancelada por falha no processo.

“Houve situação, que durante o Pit  , foram corrigidas situações,  e o usuário realizou seu procedimento de forma mais segurança em um outro momento com todo o check list checado e em condições ideais para a cirurgia”, comentou Guse, citando alguns deles: falta de exames complementares, usuário hemodinamicamente instável e falta de consentimento do familiar.

Com 70 leitos, o HRPL dispõe de clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, endocrinologia, ginecologia, mastologia traumatologia/ortopedia.

O HRPL é um hospital do Governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, em parceria com a Sespa.

Serviço:

O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.