Jogos Estudantis Paraenses reúnem 600 atletas de 15 municípios em Abaetetuba
Foi realizada nesta quarta-feira, 16, às 18h, no Ginásio Hildo Carvalho, em Abaetetuba, a cerimônia de abertura da etapa estadual dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), que reuniu cerca de 600 atletas de 15 municípios do Estado. A etapa estadual dos jogos está sendo realizada pela primeira vez em um município do interior, concretizando os esforços do Governo do Pará na promoção da integração estadual, além de promover e valorizar o esporte estudantil como plataforma para revelação de talentos esportivos entre jovens estudantes.
Os JEPs são organizados pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A etapa estadual está sendo realizada em parceria com a prefeitura de Abaetetuba até este domingo, 20. Os alunos-atletas competirão nas modalidades de vôlei, basquete, futsal e handebol, na categoria A (12 a 14 anos), no masculino e feminino.
A cerimônia de abertura contou com apresentação de crianças da Escola Municipal São Francisco de Assis. O juramento dos jogos foi realizado pelo atleta Maurício Cardoso, jogador de handebol da Escola Estadual Bernardino Pereira de Barros. Já a pira olímpica foi acesa pelo aluno-atleta Emerson Jorge, também da Escola Bernardino Pereira de Barros.
A atleta de vôlei Beatriz Ferreira, 14 anos, da Escola Abel Nunes Figueiredo, do município de Portel, disse estar gostando muito de conhecer outra cidade e achando interessante disputar a estadual fora de Belém. “Achei essa mudança muito legal, estou gostando muito e fazendo novos amigos aqui, apesar da viagem ser muito longa, mas tenho certeza que os jogos compensarão e vamos tentar a vaga para a etapa nacional”.
O estudante Robson Silva, de 14 anos, é jogar de handebol da Escola Estadual Bernardino Pereira de Barros, de Abaetetuba, e disse que está muito feliz pelo fato dos jogos estarem sendo realizados em sua cidade, além de ter como ídolo o jogador de handebol Rogério Moraes, que é ex-aluno da escola e hoje compete no profissional, defendendo a camisa da Seleção Brasileira.
“É muito legal participar de tudo isso aqui. Pela primeira vez uma competição como esta está sendo realizada no Baixo Tocantins, estou muito orgulhoso. Vou defender a minha escola com muito amor e carinho, assim como fazia Rogério Moraes, quando jogava pelo Bernardino”, destacou Robson.
As equipes campeãs da etapa estadual da categoria A representarão o estado do Pará nos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados em Curitiba no período de 12 a 20 de setembro. Os jogos da Juventude são o maior evento esportivo estudantil do país, contam com a participação de atletas de todos os estados do Brasil, sendo uma excelente vitrine para novos atletas olímpicos e um mundo de oportunidades para quem deseja seguir no esporte.
A coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer, Ana Glória Guerreiro, destacou os desafios de realizar uma etapa estadual fora de Belém. “Foi um desafio muito grande para a nossa equipe vir com a estrutura toda para a realização da etapa estadual aqui em Abaetetuba, mas conseguimos e estamos aqui para, junto com a prefeitura, realizar um excelente JEPs. Desta etapa sairão os vencedores que representarão o estado na competição nacional, então agora só podemos aguardar as escolas campeãs”.
O prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão, falou sobre a importância dos jogos. e do esporte para a vida dos jovens. “ Os jogos são muito importantes para o estado do Pará e queremos fazer parte disso ao realizar a competição aqui no nosso município. Nós pegamos esse desafio e resolvemos presentear a nossa cidade, que ontem completou 122 anos, com este lindo evento”.
Alcides Negrão também destacou o papel e a importância dos jogos para a vida dos jovens. “Eu acredito muito na juventude e acredito que o esporte pode mudar a vida de muitas pessoas, gasto com esporte é investimento, pois dando essa oportunidade a esses adolescentes tenho certeza que colheremos excelentes frutos, teremos atletas campeões, como já temos no nosso município”, enfatizou o prefeito.
As competições estão sendo realizadas no horário de 8h às 16h nos seguinte locais: Ginásio Hildo Carvalho (handebol), Escola Leonardo Negrão (Basquete), Ginásio de Esportes do Centro de Paz (Futsal), Ginásio Chico Narrina (Vôlei).