Estados Unidos é campeão da Copa América de Basquete Masculino
Ginásio Mangueirinho, em Belém, foi o escolhido pela FIBA para sediar a competição
Em uma partida de tirar o fôlego, Estados Unidos e Canadá disputaram a final da Copa América de Basquete Masculino sub-16, competição que teve como sede a cidade de Belém, escolhida pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) por ter a moderna arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho". Os americanos venceram os canadenses por 94 a 77 e se consagraram campeões da competição. O evento teve o apoio do Governo do Estado do Pará por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel).
Americanos foram os campeões da competição
A disputa foi acirrada. O duelo decisivo contou com todos os requisitos de um grande jogo de basquete. Belas jogadas, arremessos de 3 pontos, e muita emoção dentro de quadra. Para animar o público na arena, o Arrastão do Pavulagem, realizou um grande show, durante os intervalos das partidas.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Arlindo Silva, a competição foi um sucesso. "O torneio só demonstrou que o Pará tem potencial para ter outros campeonatos internacionais como esse. Além de incentivar a prática esportiva, eventos como esse fomentam o turismo e a economia do Estado", disse o secretário.
BRASIL CONQUISTA O 5º LUGAR
A seleção Brasileira competiu pela quinta colocação na Copa América de Basquete Sub-16. O quinteto começou ganhando o primeiro quarto, contudo, perdeu o 2º e 3º quarto para os porto-riquenhos, que seguiram melhores e logo abriram vantagem. A equipe brasileira cresceu de produção nos dois períodos finais e deixou tudo igual, conseguindo um melhor rendimento para garantir a 5ª colocação, vencendo a partida por 78 a 61. O cestinha do jogo foi o ala Felipe Motta.
"Nossa equipe deu o seu melhor, a competição ficou de aprendizagem para todos nós. A torcida paraense foi muito boa, e ajudou muito o nosso time", disse Thiago Faria, armador.
Nas quartas de final, realizadas na última sexta-feira (7), o Brasil foi superado pela República Dominicana por 73 a 71, em duelo emocionante. Com o resultado, os brasileiros não garantiram a classificação para o Campeonato Mundial Sub-17, em 2020, na Bulgária. Os quatro primeiros colocados deste ano, Estados Unidos, Canadá, República Dominicana e Argentina, já garantiram a vaga.
Classificação final da Copa América Masculina Sub-16
1º Estados Unidos
2º Canadá
3º Republica Dominicana
4º Argentina
5º Brasil
6º Porto Rico
7º México
8º Uruguai.
Todas as partidas foram transmitidas via streaming, pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), em parceria com a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), para todo o mundo. Para Belém a TV Cultura transmitiu, ao vivo, todos os jogos da competição.