Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROCON NAS ESCOLAS

Palestra conscientiza estudantes sobre Direito do Consumidor

Primeira atividade do ano ocorreu na Escola Salesiana do Trabalho

Por Claudiane Santiago (SEJU)
07/06/2019 10h11

Palestra "Noções sobre direito do consumidor e relações de consumo"Para conscientizar jovens que estão iniciando a vida adulta, a Diretoria de Proteção Defesa do Consumidor (Procon/PA), vinculada à Sejudh, realizou a primeira atividade de 2019 do Projeto "Procon nas Escolas". Foram contemplados os alunos do nível técnico da Escola Salesiana do Trabalho. A Gerência de Educação e Projetos (GEP), do Procon/PA, ministrou a palestra "Noções sobre o direito do Consumidor e as relações de consumo".

O principal objetivo do projeto é informar e orientar os jovens consumidores sobre seus direitos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). No entanto, a ação atinge também o público adulto, uma vez que a relação de consumo entre os jovens está ligada às atitudes especificas para estabelecer laços afetivos, sociais e culturais, seja com a família ou com grupo de amigos.

"Divulgar o Direito do Consumidor para estes jovens é fazer valer o acesso à informação e aos seus direitos durante a compra de um produto ou utilização de um serviço", ressalta o diretor do Procon, Nadilson Neves.

A programação do projeto ocorrerá em escolas estaduais, municipais e particulares da capital paraense. Já a participação intensa dos alunos, neste primeiro momento, foi uma surpresa para a equipe da GEP. "A interação foi além do que esperávamos, pois geralmente somos vencidos pela timidez, no entanto, quando o assunto é relevante, basta que um deles faça a primeira pergunta para que os demais façam uma atrás da outra. Isto é o máximo", relatou o palestrante e técnico em Direitos Humanos e Cidadania, do Procon/PA, Edinaldo Pimentel.

A estudante do curso técnico de auxiliar administrativo, Fernanda Lima, de 19 anos, participou da palestra e aprendeu temas que antes eram desconhecido por ela. "Hoje eu pude aprender bastante coisa sobre o direito do consumidor e relação de consumo. Não sabia como exigir a nota fiscal, por exemplo, e agora, além de saber, sei também que ela é a única comprovação de compra do produto naquela loja," afirmou a estudante, que prometeu compartilhar o assunto com seus familiares.