Quatro hospitais públicos do Pará recebem premiações em Recife
O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo e o Hospital Público Estadual Galileu, localizados em Belém; o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), sediado em Santarém, e o Hospital Regional Público do Leste do Pará (HRPL), de Paragominas, foram homenageados na edição do II Prêmio Prêmio Líderes da Saúde Norte e Nordeste, organizado pelo Grupo Mídia desde 2016. A cerimônia de premiação foi realizada na noite da quinta-feira, 17 de agosto, durante a Feira HospitalMED, no Centro de Convenções de Pernambuco.
O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo e o Hospital Regional Público do Leste do Pará (HRPL) foram agraciados na categoria “Instituição do Ano - Saúde Pública”, e o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e Hospital Público Estadual Galileu na categoria “Instituição do Ano – Sustentabilidade”. As quatro instituições são vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), atendem gratuitamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e são atualmente gerenciadas por Organizações Sociais (OS). A premiação ocorrida na capital pernambucana homenageou ainda as marcas mais lembradas, cases de sucesso e personalidades do ano".
Segundo os organizadores, o evento reuniu 350 executivos, especialistas e autoridades do setor, como o titular da Sespa, Vitor Mateus, que destacou o empenho dos profissionais atuantes nos quatro hospitais homenageados. “É com muito orgulho que eu e os gestores desses hospitais recebemos essas honrarias. Trata-se do resultado do esforço de todos os trabalhadores envolvidos, sobretudo pelo empenho em favor da descentralização do atendimento aos pacientes”, disse o secretário.
Na ocasião, Edmilson Jr. Caparelli, CEO do Grupo Mídia, enfatizou a importância das regiões Norte e Nordeste para a Saúde no país. “Temos aqui exemplos de lideranças e instituições que, mesmo distante dos grandes polos econômicos brasileiros, conseguem levar uma saúde de qualidade para milhares de pacientes”, assegurou.
Os hospitais homenageados são do Governo do Estado, sendo que o HRPL é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e os demais três pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.
“A gestão eficiente da Pró-Saúde tem demonstrado que é possível fazer saúde pública com eficiência e qualidade. Hoje, temos orgulho em compartilhar o nosso case, que tem uma gestão baseada na melhoria contínua, na qual priorizamos um atendimento humanizado em prol da recuperação plena de nossos pacientes. Sempre sintonizada com a sustentabilidade, que é um agir consciente em prol de uma melhor qualidade de vida”, destacou o diretor-geral da Pró-Saúde no Hospital Galileu, Saulo Mengarda.
Para o diretor-geral da Pró-Saúde no Hospital Regional do Baixo Amazonas, Hebert Moreschi, a conquista é um motivador a mais para a instituição e para a unidade. “Este reconhecimento traz a responsabilidade de intensificar nosso trabalho na busca da melhoria dos serviços prestados por nossa instituição, bem como na formação de novos profissionais e, também, disseminadores de boas práticas assistenciais”, disse.
“Ficamos muito felizes pela premiação ao evidenciar que o HRPL está cumprindo sua missão de proporcionar saúde de qualidade para seus usuários e população em geral, com ações internas e externas que repercutem, de forma direta e indireta, na promoção da saúde da população. Esperamos que a visibilidade dada ao projeto com essa premiação permita a sua replicação por outras instituições de saúde do Norte e Nordeste e demais regiões do Brasil, para que a sociedade usufrua de uma saúde pública cada vez melhor e com mais qualidade e segurança”, enfatizou diretor executivo do HRPL Júlio Garcia.
*Com a colaboração de Vera Rojas (Ascom HRPL) e Kennya Corrêa (Ascom HPEG)