Abertas as inscrições para o estande dos escritores paraenses

30/05/2019 17h36 - Atualizada em 02/06/2019 20h03
Por Redação - Agência PA (SECOM)

Obras de escritores paraenses ganharão destaque na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Neste ano, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), ampliou o estande dos escritores paraenses, e anunciou nesta quinta-feira (30) o início das inscrições para recebimento de propostas - de lançamento ou exposição de livros - dos autores que quiserem participar do estande. As inscrições serão encerradas no dia 24 de julho.

Instalada em área de aproximadamente 24 mil metros quadrados, a Feira terá 200 estandes e uma programação pautada na valorização da produção literária regional. O estande dos escritores paraenses reunirá obras produzidas em diversos municípios do Estado, e abrigará lançamentos, recitais de poesia, comercialização das publicações e outras atividades.

De acordo com Júnior Soares, diretor de Cultura da Secult, o objetivo do estande dos escritores paraenses é difundir a literatura local e incentivar o consumo de livros de autores paraenses. "A ideia é contemplar todos os inscritos e, para atender à demanda de forma eficiente, precisamos saber quem tem a intenção de  lançar livro ou somente expor, para que a gente consiga organizar a programação e o espaço físico do estande", explicou o diretor.

Culminância - Entre os escritores, o clima é de ansiedade, pois terão um espaço bem maior - com 100 m² -, cinco mesas para lançamentos simultâneos de livros e uma localização privilegiada. O estande é organizado por uma comissão de escritores, coordenada por Cláudio Cardoso, presidente da Academia Paraense de Literatura de Cordel. "Qualquer paraense pode se inscrever, desde que tenha livro publicado", informou, acrescentando que "o estande não é um meio, ele é o fim, onde a programação do ano inteiro culmine. Estamos aqui para ajudar e pensar juntos", disse Cláudio Cardoso.

A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes será realizada no período de  24 de agosto a 1º de setembro, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia - e homenageia duas personalidades dos cenários literário, acadêmico e do ativismo social: o poeta João de Jesus Paes Loureiro e a professora e ativista Zélia Amador.

Serviço: As inscrições podem ser feitas no período de 30 de maio a 24 de julho de 2019, pela internet, da seguinte forma: fazendo download da ficha de inscrição, preenchendo e enviando para o e-mail: escritorparaense@secult.pa.gov.br . As inscrições são gratuitas. Mais informações pelo telefone (91) 4009-8462.