Algodoal recebe o III módulo do curso Condutor de Trilhas
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQTur), realiza o terceiro módulo do curso Condutor de Trilhas e Caminhadas. O objetivo é transmitir conhecimentos específicos de primeiros socorros aos alunos do projeto. A capacitação será realizada na Ilha de Algodoal, no município de Maracanã, entre os dias 21 e 26 de agosto (de segunda-feira a sábado).
O curso busca qualificar profissionais do turismo para levar conhecimentos específicos sobre trilhas existentes nas Unidades de Conservação (UC) pertencentes ao conjunto ambiental Algodoal-Maiandeua, para aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar a competitividade, além de aumentar a perspectiva de empregabilidade, melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e autogestão.
O programa que foi criado em 2015, pela Setur, que já formou sete turmas, promovendo aulas práticas nas trilhas do Parque Estadual do Utinga (Peut), no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) e nas ilhas do Combu, Cotijuba e das Onças (pertencentes a Belém); nos municípios de Soure e Salvaterra (no Arquipélago do Marajó); no Parque Estadual de Monte Alegre (no oeste paraense) e na Área de Proteção Ambiental Algodoal/Maiandeua.
Mobilização - O parceiro nesta ação, que envolve as unidades de conservação do Pará, é o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), responsável pela mobilização das comunidades.
Em Algodoal já foram realizados os módulos I e II do curso, no período de 5 a 10 de junho de 2017, tendo como parceiros o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Ideflor-Bio e o Instituto Federal do Pará (IFPA).
Para Fátima Gonçalves, diretora de Políticas de Turismo da Setur, “o importante é entender que o terceiro módulo da programação tem uma parceria bastante significativa com o Corpo de Bombeiros. Os alunos vão receber instruções na prática para a qualificação no turismo local”.
Segurança - Este módulo do curso contará com a participação do Corpo de Bombeiros e Ideflor-Bio para habilitar os alunos como condutores de trilhas em suas próprias comunidades, conduzindo com segurança os visitantes.
A ação fez parte do Projeto de Qualificação Profissional, no segmento natureza, selecionado pelo Banco da Amazônia, por meio do Edital de Patrocínio 2017, e contou com o apoio financeiro do banco como agente promotor do desenvolvimento integrado da região amazônica e do governo federal. (Com a colaboração de Fernanda Cortez).