Cohab atende famílias que perderam casas em incêndio
Uma equipe do Programa Cheque Moradia da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) esteve na manhã deste sábado, 19, fazendo o levantamento das famílias que perderam suas casas durante o incêndio ocorrido nesta sexta-feira, 18, e que destruiu 11 imóveis na Passagem Simão Jatene, próximo ao Canal Água Cristal, no bairro da Marambaia.
O levantamento é o primeiro passo para emissão do Cheque Moradia, que vai possibilitar a compra de material para a reconstrução dos imóveis destruídos. A Defesa Civil do Município de Belém irá emitir um laudo técnico, segundo informação de seu coordenador, Yan Miranda. "Vamos fazer o levantamento das famílias e o laudo técnico do sinistro para garantir a prioridade de atendimento ao Programa Cheque Moradia. Vamos também nos unir à Funpapa para a campanha de arrecadação de donativos às famílias", informou.
Lurdes Cunha, coordenadora do setor de Situação de Calamidade Pública e Emergência da Funpapa, fez a identificação das famílias e levantamento das necessidades mais urgentes. O Pro Paz está também responsável pela identificação das famílias e levantamento das necessidades, em especial a documentação perdida no incêndio.
O pároco da Igreja São Geraldo Magela, o cônego Ronaldo Menezes, já disponibilizou as dependências da igreja para coleta de doações de alimentos, roupas e utensílios, a fim de ajudar as famílias na retomada de suas rotinas diárias.
No momento do incêndio, Flaviane Amador Neres não estava na casa em que morava. Sua residência estava fechada, pois havia ido para a igreja com as filhas. "Minha mãe que me avisou do incêndio e agora estou abrigada na casa dela com minhas filhas", informou. Ela foi uma das atendidas durante o levantamento realizado pela equipe social e de engenharia da Cohab.