Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUINTA-FEIRA

Boletim de Ações Emergenciais - Segurança Pública

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/05/2019 12h08

Prevenção - Ocorrerá no bairro do Guamá, na próxima sexta-feira (24), a partir de 8h, uma ação de conscientização e prevenção na Escola Estadual Frei Daniel, com o tema “Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”. A finalidade do evento é alertar os estudantes, principalmente os menores de idade, de ações que podem caracterizar este tipo de crime e evitar que sejam vítimas. A iniciativa integra a programação do Maio Laranja e será realizada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Diretoria de Prevenção.

Polícia previne roubo a posto de gasolina - Dois homens foram flagrados por volta de 1h desta quinta-feira (23), na estrada do Icuí, em Ananindeua, quando se preparavam para roubar um cofre no interior de um posto de combustível na Cidade Nova III, no mesmo município. Manoel Souza da Cruz e Alexandre de Albuquerque da Rocha foram até o local onde iam estourar o cofre, mas perceberam que faltava uma ferramenta e retornaram até a estrada do Icui para buscar, onde foram abordados. O carro usado por eles estava parado com o motor ligado, próximo a praça Carnaúba, o que chamou a atenção dos policiais do 6° Batalhão de Polícia Militar.  Ao fazer a averiguação do veículo foi descoberto que um homem que trabalha como vigilante no posto que iria ser roubado estava sendo feito refém. No interior do automóvel foi encontrado uma arma de calibre 38, de numeração não visualizada, cinco munições e um alicate de pressão. Eles foram conduzidos até a seccional de Ananindeua e autuados em flagrante por cárcere privado e tentativa de roubo.

Polícia Civil deflagra operações "Éolo" e "Afluente"
 
A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (23), as operações policiais denominadas "Éolo" e "Afluente" para combater os crimes de tráfico de drogas e posse/porte de armas de fogo ilegais, e reprimir grupos criminosos em Igarapé-Miri, nordeste paraense. Foi preso Leidson Lobato dos Santos, de apelido “Hulk”, apontado como o autor de um homicídio e de duas tentativas de homicídio no município. Um homem que estava com 10 porções de maconha foi conduzido à Delegacia do município, onde foi autuado em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por consumo de drogas e em seguida foi liberado para responder ao processo na Justiça. A adolescente foi flagrada com 43 porções de pasta de cocaína e, assim, foi autuada em ato infracional análogo a tráfico de drogas.

A operação cumpriu, ao todo, 26 mandados de busca e apreensão domiciliar no município, que completa, nesta quinta (23), 143 anos de existência. No total, 82 policiais civis lotados em Delegacias da região do Baixo Tocantins participaram das operações policiais deflagradas nas primeiras horas do dia, sob coordenação da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), da Superintendência Regional de Abaetetuba, Delegacia de Igarapé-Miri e Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) do Baixo Tocantins.

As investigações irão continuar para analisar todo material coletado durante as buscas nas residências. O objetivo será compreender a forma como ambos os grupos criminosos vêm se organizando na cidade e quais as relações com criminosos de outros municípios da região do Baixo Tocantins.

Transferência - Edvaldo dos Santos Santana e Agnaldo Torres Pinto, acusados de participação nas 11 mortes ocorridas no bairro do Guamá, no último domingo (19), foram transferidos na última quarta-feira (22), para o sistema prisional. Para não prejudicar o andamento das investigações, não será divulgado o local onde os dois estão custodiados.

Combate - A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informa que desde o início da atual Governo, que teve início há menos de cinco meses, estão sendo realizados investimentos para fortalecer e intensificar as ações dos setores de inteligência com o objetivo de prevenir e implementar medidas para evitar atos criminosos, garantindo assim, a segurança e proteção da população.

Em todos os casos ocorridos este ano, tanto as Polícias Civil e Militar, além dos órgãos de inteligência que compõe a segurança pública do Estado, trabalham na investigação, elucidação e posteriormente na prisão dos envolvidos, seja cidadãos comuns ou agentes de segurança pública.