Profissionais de enfermagem da Santa Casa comemoram suas atividades
O corpo de enfermagem da Fundação Santa Casa realiza uma programação especial para festejar a data em que se comemora a atividade da categoria. Nesta quinta-feira (23), os profissionais de enfermagem participam de um dia especial, que vai até o final da tarde. Pela manhã aconteceu a conferência: o papel do enfermeiro em um projeto de melhoria, proferida pelo enfermeiro especialista Guilherme Dias Santos. Pela parte da tarde, a partir das 15h, haverá duas conferências. O objetivo maior é fortalecer o trabalho da categoria e despertar nos profissionais a busca incessante por melhorias.
Para o presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Mendes Carmona, que participou da abertura do evento, é importante destacar a atuação dos profissionais de enfermagem, no trabalho diário do hospital. “Todos nós da área da saúde nos formamos para a assistência e precisamos desse foco voltado ao paciente, buscando sempre a qualidade. Atender o paciente com atendimento adequado é o nosso objetivo maior. Ninguém vem ao hospital se não estiver precisando”. Reforçou Bruno Carmona, enaltecendo o trabalho de todos nessa tarefa.
A diretora assistencial da Santa Casa, Norma Assunção, falou da importância do trabalho dos profissionais no hospital e destacou que a profissão é uma extensão do amor, de se doar pelo paciente. "O hospital vem oferecendo o espaço adequado para que esses profissionais, que estão ao lado do paciente, continuem salvando vidas. Essa é uma prova de amor incontestável”, reforça a médica. A gerente geral de enfermagem, Tássia Camila, destacou o trabalho incansável do profissional, que se revezam por 24 horas no hospital. “Cuidar de pessoas, é preciso de atenção, para desenvolver a consciência de cuidar. Desafio de transformar e fazer da enfermagem a protagonista de sua própria história”, concluiu Tássia.
Em sua palestra, Guilherme Dias Santos fez um apanhado desde os tempos históricos da profissão e do pensamento de estudiosos sobre o trabalho desse profissional no decorrer dos anos. Ele destaca que as situações de saúde estão cada vez mais complexas e o paciente quer ser, e precisa ser, tratado da melhor forma possível. Para isso ele enfatiza que é fundamental que o profissional trabalhe com resolutividade, tanto na admissão como na alta de um paciente.
Força de Trabalho – 48,82% dos servidores da Fundação Santa Casa são profissionais da área de enfermagem. O maior contingente que trabalha no hospital. Comemora-se o dia do enfermeiro no dia 12 de maio, e do Técnico de Enfermagem no dia 20 de maio. Nesta sexta-feira, 24, os profissionais da Santa Casa comemoram com um baile e jantar em uma Casa de Eventos no bairro de Nazaré.