Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Dupla de Santarém lidera ranking no Brasileiro de canoagem oceânica

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/05/2019 15h23

O ranking entre duplas de canoagem oceânica tem uma nova liderança. Com um total de cinco medalhas de ouro, a dupla santarena Hiel Gesã e Mayko Lucena conquistou o primeiro lugar no pódio na segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica, disputado no último fim de semana, na Praia de Cabeçudas, em Itajaí, Santa Catarina.

Canoístas do programa Bolsa Talento, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), eles foram os únicos atletas do município de Santarém, região do Baixo Amazonas, a disputar o campeonato. O torneio fez parte da programação “Row To Win”, festival de provas náuticas com a participação de mais de 70 esportistas de todo o Brasil.

“A Secretaria tem esse compromisso de incentivar o maior número de atividades esportivas e com a canoagem não é diferente. Tenho certeza que dos nossos rios sairão grandes atletas olímpicos, de nível nacional e internacional”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Arlindo Silva.

O litoral de Santa Catarina sofreu com o fenômeno da ressaca, onde o nível do mar subiu e fez com que se formassem grandes ondas, por isso a competição contou com muitos obstáculos, dificultando o desempenho de muitos atletas.

“A competição foi bem trabalhosa, as águas estavam muito agitadas. Como nós treinamos no rio Tapajós, local que nem se compara com as ondulações do mar, fica mais difícil. O fator principal é o treinamento, porque de cinco a seis vezes por semana estou nas águas praticando. Fico muito feliz que ao longo da minha carreira é a primeira vez que o estado é campeão geral em uma prova”, ressalta o canoísta, Hiel Gesã.

Com o resultado positivo, além de garantirem duas medalhas de ouro na categoria sênior, os santarenos ganharam outros dois ouros por finalizarem a disputa no primeiro lugar do ranking entre todas as duplas que disputaram a etapa.

Também durante a competição, o canoísta Mayko Lucena foi campeão individual pela categoria sub-23 e já garantiu previamente o título de campeão brasileiro da categoria, já que ganhou tanto a primeira etapa, realizado em São Sebastião, São Paulo, como esta segunda.

Hiel e Mayko somaram 385 pontos no ranking geral entre duplas da competição. Mesmo antes do resultado, os paraenses já estavam garantidos no mundial da modalidade, que ocorre em Saint Pierre de Quiberon, na França. 

A próxima etapa e última do Brasileiro de Canoagem Oceânica está marcado para os dias 7 e 8 de dezembro, em Salvador, Bahia.

Incentivo – O Programa Bolsa Talento visa dar apoio aos atletas, paratletas, técnicos e guias no âmbito do esporte de rendimento. O maior objetivo é dar condições para que o esporte paraense atinja índices competitivos para disputas locais, nacionais e internacionais.