Boletim de ações emergenciais - Segurança Pública
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informa que estão sendo realizados investimentos para fortalecer e intensificar as ações dos setores de inteligência, com o objetivo de prevenir e implementar medidas para evitar atos criminosos, garantindo assim, a segurança e proteção da população.
Em todos os atos de violência ocorridos este ano, tanto as polícias Civil e Militar, além dos órgãos de inteligência, que compõe a segurança pública do Estado, trabalham na investigação, elucidação e, posteriormente, na prisão dos envolvidos, seja cidadãos comuns ou agentes de segurança pública.
Motivação – As investigações sobre as 11 mortes que ocorreram no bairro do Guamá, no último dia 11, estão próximas de serem encerradas. A polícia trabalha, ainda, para prender os envolvidos que ainda não foram capturados, e chegar ao (s) mandante (s) do crime e a motivação.
As investigações já definiram duas possíveis motivações. O inquérito, agora, tem dez dias de prazo legal para ser concluído e remetido ao Poder Judiciário.
Prisões – Até o momento, foram presos Edivaldo dos Santos Santana; Aguinaldo Torres Pinto; Jaisson Costa Serra, e os policiais militares Wellington Almeida Oliveira e Pedro Josimar Nogueira da Silva. Continuam sendo procurados um homem identificado apenas como Diel, e os policiais militares Fernandes de Lima e José Maria da Silva Nogueira.
O cabo Wellington Almeida Oliveira, que já estava com ordem judicial de prisão preventiva, foi preso durante a Operação Kratos (na mitologia grega, um semideus que personifica a força e o poder), deflagrada pela Polícia Civil em parceria com a Polícia Militar, para cumprir mandados de prisão decretados pela Justiça, na sexta-feira (24). No final da tarde, o cabo Pedro Josimar Nogueira da Silva se entregou na Delegacia-Geral.
Sistema carcerário – Os cabos Wellington Almeida e Pedro Josimar Nogueira da Silva já foram conduzidos para o Sistema Penitenciário do Pará e estão custodiados no Centro de Recuperação Especial Anastácio das Neves.
Deserção – Os PMs procurados que não forem encontrados em um prazo de oito dias serão considerados desertores e terão seus vencidos bloqueados.
Perícia – Uma equipe da Perícia Criminal do Pará está no estado da Bahia, para onde materiais apreendidos durante as investigações foram levados, a fim de agilizar a apuração do caso, visto que, no Estado, há um equipamento de precisão que está sendo utilizado no trabalho.
Condecoração – O salvamento da menina Maria Alice, de apenas 8 meses, envolvendo seis policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), foi reconhecido pelo Governo do Estado. Na noite de sexta-feira (24), o governador Helder Barbalho condecorou os militares com Menção Honrosa, na cerimônia de Ato de Concessão de Mérito por Atuação em Ocorrência, realizada no Palácio do Governo, em Belém. Os homenageados são os sargentos Jorge Macedo da Silva e Elias Lima Lucas, cabo Thércio Júnior Pinheiro de Lima e soldados Abraão Moura Lobato, Marcelo Santos da Luz Filho e Jefferson Batista de Almeida.