Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc realiza Encontro de Gestores para debater aprendizagem

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/08/2017 00h00

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promove, a partir desta segunda-feira, 21, o terceiro Encontro de Gestores. Com o tema “Gestão Educacional para Resultados de Aprendizagem”, o evento segue até a quinta-feira pela manhã. Cerca de 80 gestores das Unidades Seduc na Escola (Uses), Unidades Regionais (Ures) e gestores da sede participarão do encontro. A finalidade do encontro é assegurar que as estratégias gerenciais fomentadas pela Seduc proporcionem um ensino mais eficiente.

Na programação desta segunda-feira, além da abertura, que será feita pela secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Serruya Hage, que vai fazer o acolhimento aos gestores, vai ser apresentado um panorama dos indicadores educacionais do Pará. Em seguida, o especialista em educação, Carlos Alberto Saldanha, vai palestrar sobre “O papel do gestor de Regional frente aos desafios de uma gestão educacional para resultado de aprendizagem”.

Nesta terça-feira, 22, o destaque será a exibição do documentário “Nunca me sonharam”, que traça um panorama do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil sob diferentes pontos de vista, mas principalmente a partir dos estudantes. O filme foi gravado em vários Estados do Brasil, dentre eles, o Pará.

Na quarta-feira, 23, o coordenador Estadual do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae), Evandro Feio, vai falar sobre a plataforma “Foco Pedagógico”, uma ferramenta online que atende ao objetivo de aprimorar o uso pedagógico dos resultados do Sispae, subsidiar o planejamento docente e orientar a gestão escolar.

O evento será encerrado na quinta-feira, 24, com as exposições da secretária Ana Claudia Serruya Hage e do secretário adjunto de Ensino da Seduc, José Roberto Silva. Para ele, o encontro com gestores de Uses e Ures representa o alinhamento e monitoramento de ações voltadas para a melhoria contínua da gestão estratégica no âmbito da Seduc. “Considerando que, neste ano, vamos avaliar as metas projetadas no Pacto pela Educação e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), este momento torna-se significativo para avaliar e aprimorar as ações estratégicas em desenvolvimento para manter o crescimento educacional paraense observado no Ideb 2015 e Sispae 2016”, pontuou.

Níveis melhoram

Graças ao Pacto Pela Educação do Pará, em 2015, o Estado elevou sua nota no Ideb. Em 2013, o Estado estava na 26ª posição e, em 2015, alcançou a 22ª, passando da nota de 2,7 para 3,0 no Ensino Médio. Já com relação ao Sispae, os resultados apurados em 2016 revelaram um movimento positivo dos alunos, comparando-se com os resultados obtidos em 2014. Reduziu-se significativamente a quantidade de alunos no Nível Abaixo do Básico, isto é, caiu o número dos estudantes que demonstram domínio insuficiente das habilidades e das competências desejáveis para o ano em que se encontram matriculados.

No 4º ano do Ensino Fundamental, caiu de 54,2% para 40,9% o número de alunos no nível Abaixo do Básico em Língua Portuguesa; no 8º ano, reduziu-se de 40,9% para 28,5%. No Ensino Médio, a redução foi de 68,3% para 57,9% no 3º ano.

Em Matemática, também houve queda significativa no quantitativo de alunos que se encontram no nível Abaixo do Básico, no 4º ano do Ensino Fundamental: reduziu-se de 71,2% para 63,1%; no 8º ano, a redução foi de 59,8% para 45,4%, ao passo que no Ensino Médio caiu de 82,0% para 76,1%.

O Sispae faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica no Estado do Pará, um esforço concreto do Governo do Estado na superação de fragilidades que restringem a evolução positiva das suas condições educacionais. Trata-se de um instrumento de análise para subsidiar ações da Seduc e das prefeituras como política pública de estado de natureza sistêmica.