Hospital amplia projeto de empreendedorismo para mães de crianças em tratamento
Foram quase quatro horas de vendas. Tempo suficiente para que a produção de doces, salgados, sucos e artesanatos feitos pelas mães das crianças em tratamento contra o câncer, esgotasse em mais uma edição da feira do Canto da Empreendedora, projeto do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, para incentivar o empreendedorismo e o empoderamento dessa mulheres.
Criada em 2017, a feira é realizada uma vez por mês na recepção do Hospital Oncológico Infantil, fortalecendo o cumprimento dos Princípios de Empoderamento das Mulheres estabelecidos no Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU) e ONU Mulheres Brasil, dos quais o Hospital é signatário.
Com mais de 20 edições, o "Canto da Empreendedora" vem sendo ampliado com adesão de novas participantes e convites para a realização da feira fora do Hospital Oncológico Infantil. Em 2018, a feira chegou ao Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), onde é realizada mensalmente, e na quinta-feira (2), chegou à Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc) pela primeira vez.
A realização da Feira faz parte da programação que a Secretaria de Educação preparou em homenagem ao Dia das Mães, que será celebrado no domingo (12), e é também iniciativa do órgão para promover experiências positivas de humanização junto aos funcionários, como explica Ursúla Siqueira, da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas da Seduc. “Uma das nossas missões é trazer essa humanização para a Secretaria e, hoje, como o empoderamento feminino tem sido uma pauta muito forte, recebê-las aqui é poder contribuir de alguma forma com essas mães, que muitas vezes vêm do interior para acompanhar o tratamento do filho e, por meio da educação e desse apoio, a gente constrói um olhar diferenciado que reconhece a luta dessa mulher”, ressaltou Úrsula.
Além das mães, o Canto da Empreendedora abre espaço para outros familiares de crianças em tratamento no Hospital Oncológico Infantil. É o caso de Maria Benedita de Sousa, que entrou no Projeto com o objetivo para ajudar a irmã, Maria do Socorro, que acompanha a filha no tratamento. “No início do tratamento, minha irmã ainda estava trabalhando, mas a gente precisava ajudar de alguma forma. O projeto foi uma oportunidade, porque ela precisava ficar ao lado da Dhandara e acabou ajudando a família como um todo”, contou Maria Benedita, que já se prepara para as próximas duas edições da Feira do Canto da Empreendedora, no Hospital Oncológico Infantil. A próxima edição será no dia 7, e no Hospital Galileu, no dia 9.
Para Tirza Ferreira, supervisora de Humanização do Hospital Oncológico Infantil, a realização da feira em novos locais, além de atender a um desejo das participantes, é uma forma de incentivar a participação de outras mães, acompanhantes e de ampliar a parceria com a Secretaria de Educação, que garante a manutenção da Classe Hospitalar no Oncológico Infantil.
"Esse trabalho, em conjunto com Secretaria, tem sido importante para o Hospital. Esse ano estamos recebemos a visita de representantes da Secretaria e estamos com um recorde de alunos matriculados na Classe Hospitalar. Agora, com esse convite, podemos realizar mais edições da feira, atendendo a um desejo das mães e acompanhantes e do próprio Hospital, porque é estímulo para novas participantes, considerando sempre que o acompanhamento do tratamento é a prioridade”, destacou Tirza Ferreira.