Plataformas digitais apoiam educadores e estudantes na escola
Os gestores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reunidos no encontro iniciado na segunda-feira (21) conheceram nesta quarta-feira (23) as plataformas tecnológicas dedicadas à gestão escolar e ao aprendizado dos alunos. Eles assistiram às palestras sobre “Observatório da Educação”, “Quero na Escola” e “Foco Pedagógico”.
A adoção das plataformas pedagógicas pelas escolas faz parte do Programa Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica no Estado do Pará, que vem sendo executado pela Seduc, com o objetivo de melhorar a infraestrutura, a qualidade do ensino, a formação de educadores e a avaliação de desempenho das escolas e dos alunos.
Os produtos digitais se integram à outra plataforma já disponível no site da Secretaria – Seduc Digital -, que oferece 20 mil Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs). Os recursos tecnológicos foram apresentados aos educadores durante o terceiro dia do Encontro de Gestores da Seduc, com a participação do secretário adjunto de Ensino da Secretaria, José Roberto Silva.
Em um único site, professores e estudantes de escolas estaduais dispõem do “Observatório de Educação”, que oferece 5 mil itens sobre educação, com ênfase na gestão escolar. Os conteúdos estão disponíveis na forma de vídeos, artigos, teses e dissertações. Há também entrevistas com gestores escolares de vários Estados e ex-ministros da Educação.
O Observatório, desenvolvido pelo Instituto Unibanco, é uma plataforma aberta a qualquer interessado em estudos e pesquisas sobre educação. O objetivo é apoiar professores e gestores nas atividades pedagógicas e gerenciais, e ainda os estudantes nas atividades escolares, destacou Raiza Siqueira, coordenadora de Articulação Institucional do Instituto Unibanco, que fez uma palestra sobre o uso da plataforma.
Suporte adicional
Outra plataforma que os educadores podem utilizar como suporte de ensino é a “Quero na Escola”, na qual estudantes e professores podem solicitar recursos, oficinas e outras atividades de apoio ao aprendizado, com a participação de voluntários.
Desenvolvida também com o apoio do Instituto Unibanco, “essa ferramenta permite que as demandas de estudantes, incluindo aqueles das escolas municipais, visando melhorar o aprendizado, possam ser atendidas pela Seduc e outros órgãos estaduais”, informou o secretário adjunto Roberto Silva.
O professor Evandro Feio, coordenador do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE), da Seduc, abordou a plataforma Foco Pedagógico, outro instrumento disponível na internet, que permite aos professores a melhoria das práticas pedagógicas para ampliar a aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática, pelos alunos.
A plataforma exibe informações pontuais sobre as escolas e indicadores de aprendizagem de Matemática e Língua Portuguesa, relatórios customizados, recursos pedagógicos e possibilidades de atividades escolares interativas. Gestores de unidades regionais, diretores de escolas e professores podem acessar a plataforma, por meio do endereço www.focopedagogico.pa.gov.br.
Fortalecimento da gestão
Para o gestor da Unidade Regional em Altamira (URE 10), Odair Florêncio de Souza, “as três plataformas vão contribuir para o acesso a informações importantes para a escola, inclusive subsidiando o planejamento das ações”.
Alcinara Jadão, gestora de URE 4, sediada em Marabá, no sudeste paraense, aprovou o acesso aos recursos tecnológicos. “Essas ferramentas fortalecem a gestão escolar e o processo de aprendizagem dos alunos, porque um assunto tem reflexo direto no outro”, finalizou a gestora.
Serviço:
Observatório da Educação: www.observatoriodeeducacao.org.br
Quero Escola: www.queronaescola.com.br
Seduc Digital: www.seducdigital.pa.gov.br
Foco Pedagógico: www.sducdigital.pa.gov.br
* Colaboração de Eduardo Rocha