Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JEAN BITAR

Hospital alerta a população sobre prevenção à hipertensão

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/04/2019 14h59

O Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, celebrado sempre no dia 26 de abril, surgiu como forma de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir o mal, que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). Por isso, o Hospital Jean Bitar (HJB) alerta para alguns cuidados que devem ser tomados para prevenir a doença.

De acordo com a médica do HJB, Flávia Cunha, obesidade é uma das doenças associadas ao surgimento da hipertensão. Na instituição referência no tratamento de obesidade no Pará, aproximadamente metade dos pacientes hipertensos são obesos e um terço ou mais dos indivíduos obesos têm pressão alta. 

O tipo de obesidade mais perigosa para o desenvolvimento de hipertensão e problemas cardiovasculares, segundo a doutora em Endocrinologia e Metabologia, é a obesidade visceral, também conhecida como obesidade central ou abdominal. Porém, mesmo que a doença seja um forte fator de risco para o surgimento de hipertensão, nem todo indivíduo obeso será hipertenso. Embora a cirurgia bariátrica seja indicada no tratamento da obesidade, o procedimento não cura a hipertensão.

“Evitamos usar o termo ‘cura’, mas a hipertensão arterial pode ser resolvida ou melhorada em um grande número de indivíduos obesos hipertensos que se submetem à cirurgia bariátrica. Um estudo brasileiro recente, de grande repercussão internacional, mostrou que metade dos pacientes operados teve remissão da hipertensão”, disse.

Como nem sempre a doença mostra os sintomas de imediato, a médica orienta: “é importante medirmos a pressão ao menos uma vez por ano, como medida preventiva. Além disso, devemos evitar o ganho de peso, realizar exercícios físicos rotineiramente, evitar excesso de sal, frituras na alimentação, estresse, álcool e cigarro, e ter uma boa qualidade de vida”, orientou.

A alimentação balanceada também é um dos fatores que contribuem com a prevenção da hipertensão. Nesse caso, a médica sugere a redução da ingestão de sal e alimentos processados, redução de gorduras trans e gorduras saturadas presente em margarinas, manteigas, biscoitos, além do aumento da ingestão de fibras, vegetais, frutas, verduras, carnes magras e gorduras boas como azeite, nozes, castanhas.

Hospital Jean Bitar – Com oito andares, o HJB dispõe de 70 leitos. Os usuários contam com equipe de especialistas, estrutura, equipamentos e tecnologias de ponta, para cirurgias da parede abdominal e gástrica, incluindo bariátrica. Também são oferecidos serviços cirúrgicos para vias biliares e intestino.

Os usuários que necessitam de atendimentos ambulatoriais e hospitalares no HJB contam com as especialidades de clínica médica, reumatologia, endocrinologia, pneumologia, cardiologia, dermatologia, geriatria, cirurgia geral, cirurgia bariátrica, colo/proctologia, fígado e via biliares, cabeça e pescoço, vascular, anestesiologia, oftalmologia, nefrologia, cirurgia plástica reparadora e nutrição.

Hipertensão – Doença silenciosa que acomete, principalmente, os vasos sanguíneos, o coração, o cérebro, os olhos e os rins, é caracterizada por resistência das artérias à passagem do sangue. A hipertensão, ou pressão alta, como é popularmente conhecida, se não tratada, apresenta consequências graves à saúde das pessoas, tais como infarto do coração, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, derrame cerebral (AVC) e cegueira. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pressão alta é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais. Hoje, no Brasil, um em cada três brasileiros em idade adulta sofre com a pressão arterial elevada. De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, o índice de pacientes com idade entre 18 e 24 anos é de 8% contra 50% para a faixa etária acima de 55 anos. O diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). Entre os principais causadores da doença estão o cigarro, o sedentarismo, a obesidade e o álcool.

Serviço – O Hospital Jean Bitar funciona na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, Bairro do Umarizal. Mais informações: (91) 3239-3800.