Projeto da Cohab recebe o Selo de Mérito 2017 em São Paulo
O projeto de regularização fundiária realizado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab) na Comunidade Fé em Deus foi premiado pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) com o Selo de Mérito 2017. A premiação, concedida anualmente para projetos relevantes executados por estados e municípios no âmbito da habitação de interesse social, foi recebida por representantes da Cohab nesta quinta-feira (24), no último dia do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), em São Paulo (SP).
O evento é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). Este ano, contou com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e da Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo.
Essa foi a 64ª edição do evento, que reuniu instituições públicas e a iniciativa privada que atuam no setor de habitação de interesse social, com o objetivo de contribuir para a melhoria da política habitacional no Brasil. É um importante momento para troca de experiências e conhecimento sobre o trabalho desenvolvido nos estados e municípios.
Títulos registrados - O projeto paraense premiado foi desenvolvido pela Cohab na Comunidade Fé em Deus, localizada entre os bairros do Tenoné e Águas Negras, com acesso pela Avenida Augusto Montenegro. A regularização fundiária executada na área beneficiou 618 famílias com os títulos já registrados em cartório, entregues no último dia 12 de agosto pelo governador Simão Jatene e o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.
O projeto premiado foi o primeiro concluído em área de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) com a participação da Prefeitura da capital, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).
"Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da Cohab, em parceria com várias instituições, em especial a Codem e o Cartório do 2º Ofício. Foi um momento de muita alegria, principalmente porque ele representa a realização do sonho de muitas famílias da Comunidade Fé em Deus, que aguardavam o recebimento do termo de cessão de posse, e nós conseguimos realizar esse sonho, e entregamos os títulos com o registro individualizado em cartório", informou a diretora de Política Habitacional da Cohab, Rosana Fernandes, que no primeiro dia do evento (22), em São Paulo, apresentou o projeto realizado em Belém.
Rosana Fernandes participou do Fórum Nacional juntamente com a gerente estratégica de Regularização da Cohab, Thays Henriques, e do gerente executivo de Regularização Fundiária da Cohab, Ederson Santos.
Outra iniciativa paraense que recebeu premiação da ABC foi o Programa Municipal de Regularização Fundiária "Chão Legal”, executado pela Codem.