Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CASTANHAL E TOMÉ-AÇU

Detentos e funcionários começam a receber vacina contra a gripe

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/04/2019 19h54

Internos e funcionários do Centro de Recuperação Regional de Castanhal (CRRCAST) e do Centro de Recuperação Regional de Tomé-Açu (CRRTA) já começaram a receber a vacina contra o vírus Influenza, causador de gripe. A campanha nacional é realizada desde o último dia 10 de abril, e prosseguirá até 31 de maio. Nas duas unidades a vacinação começou na terça-feira (16), e continuará até 23 de abril. 

No Pará, o objetivo é vacinar 90% do público-alvo, em uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com o apoio da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). É a mesma meta nacional estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A vacinação está sendo ofertada para a população privada de liberdade, funcionários e pessoas que visitam regularmente os centros de detenção, como advogados, defensores públicos, voluntários religiosos e professores. As doses são disponibilizadas pelas prefeituras municipais, que recebem o material da Sespa.

De acordo com o enfermeiro Charley Silva, do Centro de Castanhal e coordenador do Núcleo Biopsicossocial da Susipe, a vacinação é importante porque combate o vírus Influenza, que sofre mutações, e todo ano apresenta uma cepa diferente. 

Prevenção - “A gente evita que quadros virais e gripais aconteçam dentro das unidades prisionais. Por ser um local onde há aglomeração de pessoas, qualquer um que gripar poderá transmitir para o colega. Se não for feito um bloqueio vacinal vamos ter uma epidemia nas casas penais. Temos que evitar um surto de Influenza aqui dentro, para não causar problemas de saúde pública. Caso ocorra, eles vão ter que correr para os postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para receber atendimento", informou.

O coordenador disse ainda que a vacina pode ajudar no tratamento de outras doenças. "A vacinação auxilia no tratamento do sistema imunológico, por isso provoca melhorias em patologias como rinite, sinusite, problemas neurológicos e diabetes", ressaltou. 

Na Região Metropolitana de Belém (RMB), a campanha de vacinação ocorrerá no período de 22 a 26 de abril (segunda a sexta-feira). A diretora de Assistência Biopsicossocial, Ana Paula Frias, explicou que alguns municípios têm calendário de vacinação próprio. "Eles recebem a vacina e distribuem para as regionais. Seguimos apenas o estabelecido para a Região Metropolitana de Belém, que abrange o Complexo de Americano", informou a diretora.

As unidades que receberão vacinas a partir do dia 22 são: Centro de Recuperação do Coqueiro, Centro de Triagem da Marambaia, Central de Triagem da Cidade Nova, Central de Recaptura de Condenados, Central de Triagem Metropolitana II, Centro de Progressão Penitenciária de Belém, Centro de Detenção Provisória de Icoaraci, Central de Triagem da Cremação e Centro de Recuperação de Mosqueiro.