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Jean Bitar investe para melhorar assistência e proporcionar segurança ao paciente

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/04/2019 11h07

A comunicação de eventos adversos, durante a assistência de pacientes, tem sido um dos maiores desafios para o refinamento no processo da qualidade e segurança no atendimento oferecido nas unidades hospitalares. Estas e outras informações foram repassadas durante a Oficina sobre "Atitude diante de evento adverso grave - Segurança do Paciente", promovida pela gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), na terça-feira (16).

Quase 70 profissionais entre médicos, equipe multiprofissional e assistencial, participaram do evento cujos benefícios vão impactar diretamente aos usuários do Sistema Único de Saúde. A oficina foi ministrada pelo Dr. José Ribamar Branco, médico infectologista, fundador e diretor executivo do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP).

A ação de educação em saúde faz parte da programação realizada pela gestão do HJB que aderiu ao movimento nacional do Ministério da Saúde (MS), denominado de "Abril Pela Segurança do Paciente".

O que são Eventos Adversos (EAs): Os EAs podem ser descritos como complicações indesejadas decorrentes do cuidado prestado aos pacientes, não atribuídas à evolução natural da doença de base. Durante o treinamento, o Dr. Branco destacou que esses incidentes com danos, podem ocorrer, independentemente da política de segurança ou não, dentro de qualquer unidade hospitalar.

"Por isso, os profissionais de saúde têm que ter treinamento, para comunicar esses eventos às famílias dos pacientes da melhor forma possível. Essa capacitação tem o intuito  de mostrar que existe uma técnica para manter uma conversa, que a comunicação é muito importante nesse processo", observou o especialista.

A oficina no HJB iniciou com a apresentação de históricos de eventos, depois uma simulação de conversa e, em seguida, a introdução de um guia para nortear os profissionais e, assim, estruturar a resposta depois de um advento adverso grave com o paciente. "Eles precisam ser comunicados para entender o que aconteceu. O hospital tem garantir que vai fazer melhorias no sistema para que o incidente não ocorra novamente", pontuou o médico.

Para ele, este tipo de postura só fortalecerá a relação entre a assistência os usuários e seus parentes. Quanto mais transparência, maior o respeito e, dessa forma, mesmo fragilizada, a família aceitará melhor o evento adverso de seu ente querido.

Ribamar Branco defende que as unidades hospitalares, assim como qualquer instituição, devem agir de forma transparente e relatar seus eventos adversos, índices de infecção, sua conformidade na lavagem de mãos e etc..  O que vai demostrar o compromisso em tentar resolver os problemas.

Ele parabenizou a iniciativa da gestão do "Jean Bitar" em investir cada vez mais na segurança do paciente. "Deu para perceber claramente que nas duas turmas, o problema existe, que eles querem melhorar essa comunicação e o objetivo desse treinamento é dispor de ferramentas para que eles construam esse tipo de abordagem, quando acontecer algum tipo de evento durante a assistência", finalizou Branco.

Antecedendo este, nos dias 11 e 12 deste mês, o HJB realizou I Encontro de Segurança do Paciente do Hospital Jean Bitar, onde profissionais da instituição foram enriquecidos com conhecimentos sobre o tema.

Volume de atendimento -  De janeiro a março deste ano, a equipe multidisciplinar do HJB garantiu a realização de 77.213 atendimentos e procedimentos mais relevantes nas diversas especialidades que impactaram positivamente nos indicadores que demonstram a importância do hospital para uma assistência cada vez mais efetiva e segura. Os resultados refletem o empenho da equipe estimulada pela gestão compartilhada.

Estrutura - O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade dentro do seu perfil de atendimento. 

Com oito andares, o HJB dispõe de 70 leitos. Os usuários contam com equipe de especialistas, estrutura, equipamentos e tecnologias de ponta, para cirurgias da parede abdominal e gástrica, incluindo bariátrica. Também são oferecidos serviços cirúrgicos para vias biliares e intestino.

Os usuários que necessitam de atendimentos ambulatoriais e hospitalares no HJB contam com as especialidades de clínica médica, reumatologia, endocrinologia, pneumologia, cardiologia, dermatologia, geriatria, cirurgia geral, cirurgia bariátrica, colo/proctologia, fígado e via biliares, cabeça e pescoço, vascular, anestesiologia, oftalmologia, nefrologia, cirurgia plástica reparadora e nutrição.

Serviço: O Hospital Jean Bitar funciona na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, Bairro do Umarizal. Mais informações: (91) 3239-3800.