Carga irregular de maçaranduba e acapu é apreendida pela Sefa
Uma nova carga da madeira foi apreendida, na quinta-feira, 24, pela fiscalização da unidade fazendária de mercadorias em trânsito da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), localizada no Km 9 da rodovia Transamazônica em Marabá. Desta vez, um caminhão que transporta bois, conduzia 967 estacas para cerca, de madeira tipo acapu e maçaranduba, vindo de Itupiranga. É a quarta vez, esta semana, que veículo transportando madeira irregular é apreendido. Relembre os outros casos aqui.
O transportador tentou evitar a fiscalização, ao utilizar um ramal de estrada que passa por trás do posto fiscal da Sefa, mas foi localizado e reconduzido para a unidade fazendária, onde foi feita a conferência da carga. A mercadoria será encaminhada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
De acordo com o auditor fiscal de receitas que coordena a unidade de fiscalização de mercadorias em trânsito em Marabá, George Tavares, as apreensões de cargas de madeira aumentam no período em que há diminuição das chuvas. Ele ressalta, ainda, que a Sefa faz a cobrança do imposto e das multas previstas em lei, e que a madeira é encaminhada para o Ibama quando não há documento de licença ambiental