HRBA oferta serviços a trabalhadores do setor de transportes
Consultas médicas, orientações nutricionais, aferições de pressão e palestras preventivas foram ofertadas pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) aos profissionais que atuam no setor de transportes em Santarém. A programação, que faz parte da Semana Mundial da Saúde do Trabalhador do Transporte, foi realizada, nesta quinta-feira (4), nas dependências do Sest/Senat, em parceria com a Prefeitura Municipal e outras instituições.
Além dos atendimentos de saúde, foram oferecidos também serviços sociais, cursos profissionalizantes e informações sobre empreendedorismo.
O cobrador de ônibus Francisco Dênis, 36, foi um dos beneficiados. “Isso facilita no nosso dia a dia. Não temos tempo para procurar um médico e essas ações beneficiam muito a população. Essa parceria com o Hospital Regional nos ajudou bastante”, diz.
O fisioterapeuta Jonas Rocha destacou a prevenção de lesões durante as palestras ministradas. “Esse evento é muito válido, principalmente, para a prevenção dos trabalhadores que ficam um longo tempo sentado, como motoristas, cobradores e taxista. Trouxemos algumas orientações e dicas sobre como prevenir lesões no seu ambiente de trabalho, que é bastante estressante”, explica.
O motorista Albertino dos Santos, 41, agradeceu as orientações e a consulta médica. “Essa ação é boa para todos. É importante ter esse acompanhamento médico para se cuidar e se manter firme”, destaca.
Para o diretor-geral do HRBA, Hebert Moreschi, a parceria em programações como essa são sempre bem-vindas, já que o profissional que trabalha no trânsito tem uma grande responsabilidade nas mãos. “Ele transporta as nossas famílias, as pessoas que estão em nossa volta. O trânsito, hoje, faz com que esse profissional viva em um nível de estresse muito alto. Por isso, zelar pela saúde desse trabalhador é, também, zelar pelo bem-estar da nossa população”, afirma.
Ações – O Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, tem iniciativas contínuas que buscam garantir um trânsito mais seguro, como por exemplo, o programa “Direção Viva: você consciente, trânsito mais seguro”, que promove ações de educação em saúde, voltadas à conscientização sobre as sequelas oriundas de traumas por acidentes de trânsito.
Com o programa, busca-se disseminar a informação sobre o impacto dos acidentes de trânsito na sociedade e formar multiplicadores no processo de combate à insegurança no trânsito.