Grupo de Trabalho define mudanças para o jogo Remo e Bragantino
Dando continuidade com as ações do plano de segurança para eventos desportivos no Mangueirão, o Grupo de Trabalho, composto por órgãos da segurança pública integrados, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Ministério Público do Estado, Federação Paraense de Futebol, Tribunal de Justiça Desportiva do Pará e representantes dos clubes de futebol, realizou nova reunião, nesta sexta-feira (5), para discutir mudanças na partida entre Remo e Bragantino, pelo Campeonato Paraense de Futebol, marcada para o próximo domingo (7).
Entre as medidas imediatas que serão postas em prática no jogo estão uma área exclusiva para o estacionamento de táxis nos dois lados do Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença; espaço delimitado para vendedores ambulantes, para melhorar a acessibilidade aos portões e vias; o isolamento do anel viário, permitindo o acesso somente a pedestres, veículos de serviço e condutores que já tiverem comprado antecipadamente ingresso para o estacionamento interno; e a proibição da venda de ingressos no dia do jogo.
O objetivo é aperfeiçoar e padronizar as ações de segurança pública, buscando reduzir engarrafamentos na saída e chegada ao Estádio, melhorar o fluxo e acesso nas vias internas e externas, contribuir para a organização de ambulantes e taxistas e aumentar a segurança dos torcedores.
“Esse grupo de trabalho foi desenvolvido na Segup, junto a todos os órgãos envolvidos e com a participação dos clubes, para tentar criar um projeto de segurança para o complexo do Mangueirão, visando todo o evento desportivo que seja realizado no estádio. Nós estamos com reuniões semanais, debatendo as necessidades imediatas a serem implementadas, para que esse projeto evolua e seja criado um plano estratégico de operações para o Mangueirão”, explicou o secretário adjunto de Operações da Segup, Rômulo Rodovalho.
Estrutura – Além das alterações na segurança foram apresentadas também mudanças na estrutura do Mangueirão. “A estrutura recebida não estava adequada e a atual gestão, por determinação do governador, já realizou várias intervenções e reparos para que o estádio voltasse a receber laudos de liberação e realizar jogos. Agora estamos partindo para outra etapa que é a reforma e melhora das instalações com a renovação de equipamentos, como o sistema de alarme, sistema de som, um novo placar, entre outros”, afirmou o gerente de segurança do Mangueirão pela Seel, Coronel Claudio Santos.
O grupo de trabalho fará reuniões permanentes para avaliar as medidas adotadas e mudanças, se necessárias, e poderá, ainda, enviar uma comissão a outras grandes arenas brasileiras, para o levantamento sobre o funcionamento e tecnologia utilizadas, buscando aperfeiçoamentos semelhantes ao Mangueirão. Durante a reunião, foi informado, ainda, que o diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol virá a Belém para orientar sobre o que é necessário o Mangueirão possuir para receber grandes jogos.
Na ocasião, também foi apresentado e aprovado o plano de segurança do Paysandu Sport Club para a partida entre Paysandu e Idependente, marcado para a próxima segunda-feira (8), no Estádio Leônidas Castro (Curuzú).