Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANETÁRIO

Programação gratuita celebra Dia Mundial da Astronomia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/04/2019 16h43

Com o objetivo de fomentar a educação para a ciência e em alusão ao Dia Mundial da Astronomia, o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realiza uma programação especial na próxima segunda-feira (8). As atividades são destinadas a estudantes de instituições de ensino superior e professores de todos os graus de ensino e ocorrerão às 14h, no auditório do CCPP.

A programação é composta pelas palestras "A Mecânica Pós-Newtoniana: o sistema  solar segundo Kant e Laplace”, com o mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemática, Rodrigo Pinheiro Vaz; e “Buracos Negros: uma breve introdução”, com professor Luiz Carlos dos Santos Leite, doutor em Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade de Sheffield (Inglaterra).

Após as palestras, haverá uma sessão de cúpula com exibição de Voyager, filme de aproximadamente 40 minutos que traz informações sobre o espaço interestelar e narra a viagem da sonda espacial homônima, na exploração dos planetas Júpiter e Saturno.  

Luiz Carlos destaca a importância de iniciativas como a do CCPP para a formação científica. “Quando criança, eu visitei o Planetário acompanhando uma excursão escolar. Essa foi uma experiência única que, agregada à minha curiosidade, acabou por despertar um grande interesse em ciências. O Planetário é uma das instituições científicas mais importantes do Pará, principalmente por conseguir estabelecer esse diálogo entre as ciências e a sociedade”, relata.

Analisar os fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra e identificar neste conhecimento informações para a compreensão de fenômenos em nosso universo é uma das facetas da Astronomia, ciência natural existente desde a origem das civilizações antigas. Para a diretora do Centro de Ciências e Planetário do Pará, Sinaida Vasconcelos, a importância da programação está na difusão, para um público cada vez maior, do processo de evolução do conhecimento científico.

“É uma possibilidade de relacionar os teóricos clássicos - como Kant e Laplace - e demonstrar como uma teoria científica desencadeia outros pensadores, e como nessa sucessão a ciência vai se construindo, as teorias vão se complementando. É essa a ideia de ciência que a gente aborda, a ciência como construção humana, como processo histórico, dentro de um contexto que ao longo do tempo vai se modificando”, defende. 

Inscrições – Para se inscrever, os  interessados devem enviar previamente um e-mail com nome completo e informações de contato para reginaldojunior@uepa.br, com o título “INSCRIÇÃO”, até o dia 8 de abril.  A coordenação emitirá certificados de participação no evento.

Mais informações sobre a programação do Dia Mundial da Astronomia no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP)  podem ser obtidas pelo telefone (91) 3216 6303 ou pelos e-mails  reginaldojunior@uepa.br e dinacarla@uepa.br.

Serviço – Dia Mundial da Astronomia no CCPP, com programação na próxima segunda-feira (8), de 14h às 17h30, no auditório do CCPP. Rod. Augusto Montenegro, Km 03 - Mangueirão, 66640-000. Contato: (91) 3216 – 6303.