Deam Itinerante chega a Marituba para combater violência contra a mulher
A Polícia Civil inicia, neste sábado (6), um projeto que objetiva levar os serviços prestados pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) Metropolitana, sediada em Ananindeua, até o município de Marituba, na região metropolitana de Belém. Denominada de "Deam Itinerante", a ação será coordenada pela Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (Dav), com atuação de policiais civis da delegacia, além de atendimento social do Programa ParáPaz.
Os atendimentos serão realizados aos sábados (dias 6, 13 e 27) do mês de abril, das 8 às 18h, na praça Matriz “Menino Deus”, em Marituba. A coordenação dos trabalhos será feita pela diretora de Atendimento a Grupos Vulneráveis, delegada Priscila Morgado Sanches Pinho, da Polícia Civil, e pela delegada Sílvia Mara Tavares, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Ananindeua (Deam).
Durante a programação, o Programa ParáPaz Mulher vai oferecer serviços de acolhimento social e a Deam irá efetuar registro de boletim de ocorrência, solicitação de medidas protetivas e verificação de denúncias realizadas através do Disque-Denúncia (181), além de isenções para emissão de carteiras de identidade.
Segundo Priscila Morgado, a ação visa acolher as mulheres que são vítimas de violência doméstica e familiar, por meio dos atendimentos de profissionais especializados feitos por servidores da Delegacia Especializada, entre eles, assistentes sociais.
A delegada ressalta que Marituba foi escolhida por ter um alto índice de denúncias de violência doméstica e familiar contra a mulher e pelo fato da cidade ainda não ter uma delegacia voltada para esses casos. "Isso exige um atendimento especializado, cada vez mais próximo dessas mulheres. Atualmente, elas são atendidas na Delegacia Especializada de Ananindeua para, posteriormente, as denúncias serem encaminhadas aos órgãos competentes do município de Marituba", explica.
Priscila Morgado ressalta que a Deam de Ananindeua é uma delegacia nova, que foi implantada recentemente e, assim, a ação itinerante visa também dar maior visibilidade ao órgão. "Qualquer mulher que reside em Marituba poderá participar e usufruir do serviço. Demandas vindas do Disque Denúncia já foram analisadas pela equipe policial e pessoas foram intimadas a se fazerem presente no decorrer da programação”, explica.
Os atendimentos serão feitos em parceria com a Prefeitura Municipal de Marituba.