Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO DE CIDADANIA

Polícia Militar realiza ação cívico-social no bairro do Paar, em Ananindeua

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/04/2019 18h27

Em alusão ao seu quinto aniversário, o 29º Batalhão de Polícia Militar (29º BPM), realizou, na manhã deste sábado (6), uma ação cívico-social na Escola Estadual de Ensino Fundamental Gregório de Almeida Brito (E.E.E.F. Gregório de Almeida Brito), localizada no bairro do Paar, em Ananindeua.

Em parceria com “órgãos amigos”, foram ofertados diversos serviços como emissão de certidão de nascimento e óbito, consultoria jurídica, consultas oftalmológicas, com ginecologistas, nutricionistas, atendimento odontológico, tratamento de beleza e coleta de sangue.

“Quem faz o aniversário é o 29º Batalhão, mas quem ganha o presente é a comunidade”, afirmou o tenente-coronel Luciano Morais, comandante do Batalhão. Para o oficial, o principal objetivo da ação foi promover o acesso dos moradores do bairro aos serviços públicos e aproximar a Polícia Militar da comunidade. “Ao fazermos uma ação como essa, a população acaba se aproximando e acreditando mais na instituição Polícia Militar”, concluiu.

Um dos idealizadores da ação cívico-social foi o 1º sargento PM Raimundo Laércio de Souza, do efetivo do 29º BPM. O militar, que já trabalhou na localidade e conhece as necessidades da comunidade, sugeriu ao comando da instituição que fosse realizada a ação. “Buscamos ajudar os moradores trazendo serviços que eles demorariam vários dias para conseguir. Desta forma, fazemos nossa parte junto à comunidade”, afirmou o policial.

Moradora do Paar, Lucimar Eiró, de 67 anos, pôde participar da ação e dos serviços ofertados. “Um evento como este é muito importante para nós. A comunidade é carente de serviços e precisa muito. Eu já fui no dentista, medi minha pressão e ainda tomei sopa. Vejo como uma forma de integrar ainda mais a Polícia com a comunidade”, enfatizou a moradora.

Homenagem - Durante a solenidade de abertura do evento, a mãe do soldado PM Gregório de Almeida Brito, morto em uma emboscada no município de Xinguara, em 1991, e que deu nome à Escola, foi homenageada pelas autoridades civis e militares e pelos professores. Ela recebeu do tenente-coronel Morais e do diretor da escola, Inaldo Alves, uma camisa e uma Bíblia, ofertada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

“Hoje, aproveitando este evento, podemos homenagear a mãe do pm que deu nome a nossa escola. Para nós, é motivo de muito orgulho vermos essa integração entre a sociedade escolar, a Polícia Militar e a família do soldado Almeida”, destacou o diretor.

Serviços - Dentre os principais serviços prestados à comunidade a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) disponibilizou, por meio da Diretoria de Prevenção (Diprev), a emissão de 200 certidões de nascimento e consultoria jurídica. “Esse fornecimento do serviço público ao cidadão gera aproximação. Hoje conseguimos disponibilizar estas certidões de nascimento e a assessoria jurídica que, em muitos casos, o cidadão não tem um acesso de forma facilitada”, afirmou a major Luciana Oliveira, titular da Diprev.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), por meio da Escola Judiciária Eleitoral, apresentou, durante a ação, o Programa Nacional Eleitor do Futuro. Sendo realizado desde 2003 no Pará, o programa visa trazer noções de cidadania às crianças e aos adolescentes.

“O Programa visa trazer estas noções ao jovens, aos adolescentes e ao idosos acima de 70 anos, para que continuem exercendo sua cidadania através do voto”, afirmou José Ribamar Silva, chefe da Seção de Planejamento e Estudos Eleitorais do TRE e responsável pelo Programa no Estado.

A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) também esteve presente para realizar a coleta de sangue e palestras sobre o tema. Quem também participou efetivamente da ação foi o Corpo Militar de Saúde, por meio da Odontoclínica da PM. Mais de 30 atendimentos foram realizados por dois oficiais dentistas e os praças auxiliares. O Fundo de Assistência Social da PM (FAS PM) disponibilizou as duas viaturas equipadas para atendimentos odontológicos, as Odontomóveis.

A Companhia Independente de Polícia com Cães (CIPC) realizou apresentação com seus novos cães. Foram feitas demonstrações de comandos policiais, buscas por entorpecentes e abordagem policial com auxílio do cão.