Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'QUE DOENÇA É ESSA?'

Palestras abordam prevenção e tratamento da tuberculose no 'Jean Bitar'

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/03/2019 20h51

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a tuberculose mata, diariamente, quase 4.500 pessoas em todo o planeta, número que coloca essa doença infecciosa na condição de mais mortal do mundo. Os números mostram, ainda, que 30 mil pessoas são acometidas pela tuberculose todos os dias. Essas e outras informações sobre a doença foram compartilhadas em palestras sobre o tema "Conversando Sobre a Tuberculose: Que Doença é essa?", realizadas na tarde desta quinta-feira (28), em ação alusiva ao Dia Mundial da Tuberculose – 24 de Março. A promoção é do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

O tema foi abordado pela médica pneumologista Roberta Kahwage e pela infectologista Juliana Barreto, que alertaram, orientaram e esclareceram dúvidas sobre transmissão, sinais, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção da doença, servidores e usuários do Hospital Jean Bitar, em Belém.

Conforme dados recentes divulgados pela OMS, esforços globais para combater a doença salvaram 54 milhões de vidas desde o ano 2000, reduzindo a mortalidade em 42%. Entre esses esforços, segundo Roberta Kahwage, estão a disseminação de informações sobre a doença e a realização do tratamento adequado.

"Desmitificar e disseminar informações sobre a tuberculose, como forma de alertar a população para os perigos do contágio, importância do tratamento e da prevenção, é uma das nossas missões junto à sociedade enquanto profissionais que tratam da doença, que é altamente contagiosa. No Hospital Jean Bitar, pacientes são diagnosticados e tratados. Na fase inicial do tratamento há riscos de contaminação, mesmo sem contato direto com o paciente. Por isso, fazemos questão de orientar os colaboradores e usuários sobre como se prevenir de uma doença, que embora tenha cura é sempre melhor evitar que ter que tratar", alertou a médica.

O Hospital Jean Bitar dispõe de 70 leitos e é referência estadual para endoscopia digestiva, endocrinologia, reumatologia, geriatria, pneumologia e clínica médica. A equipe realiza cirurgias de parede abdominal e gástrica, além de cirurgias nas vias biliares e intestino.

Serviço: O Hospital Jean Bitar funciona na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, bairro do Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.