Susipe inicia visitas aos presídios para unificar a gestão penitenciária
Uma comitiva da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) percorrerá as 48 unidades prisionais do Pará a fim de conhecer boas práticas, identificar problemas e soluções administrativas e de segurança, além de rotinas operacionais. O objetivo é unificar um modelo de gestão penitenciária no Estado. O Centro de Recuperação Regional de Bragança (CRRB) foi a primeira unidade prisional a receber a visita técnica da comitiva, formada pelo diretor de Administração Penitenciária da Susipe, coronel Janderson Paixão; o engenheiro da Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura, Nacib Jordy, e o corregedor-geral Bruno Pinheiro.
Para o diretor de Administração Penitenciária da Susipe, um modelo de gestão unificada é fundamental para uma mudança efetiva na gestão prisional. “Nós fizemos um levantamento das necessidades da unidade para preparar o relatório, onde nós vamos entrar com essa reforma. A gestão prisional precisa de um modelo de gestão unificado, para que haja uma melhora significativa na prestação de serviços de custódia e tratamento penal”, informou o coronel Janderson Paixão.
Uma das primeiras ações a serem feitas é a reforma dos alojamentos dos policiais que fazem a vigilância e o monitoramento nas guaritas da unidade prisional, para reforçar a segurança. “Nós fomos analisar o alojamento da Guarda da Polícia Militar, a fim de readequar o espaço e proporcionar uma melhor infraestrutura para a guarda. A engenharia está orçando o serviço, e logo teremos a liberação de verba para o projeto”, concluiu o coronel.
Padronização - Para o diretor do Centro de Recuperação Regional de Bragança, Antônio da Cunha, a iniciativa é um passo essencial para conhecer os problemas das unidades prisionais e buscar soluções de forma conjunta, e que possam ser adotadas de forma padronizada. “Na visita, a comitiva pode verificar a nossa realidade e o trabalho que estamos prestando aqui. Sem dúvida, é fundamental um trabalho conjunto da segurança, logística e patrimônio e da Corregedoria, para que possamos ajustar os procedimentos e medidas na gestão penitenciária”, disse o diretor.
Segundo o secretário Extraordinário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, buscar alternativas que melhorem o sistema prisional é a meta do novo Governo. “A nossa proposta é conhecer as unidades prisionais de perto, para avaliar boas práticas e projetos que serão utilizados em um modelo unificado de gestão prisional. Precisamos garantir direitos e exigir deveres dos presos. Nós queremos melhorar o sistema prisional com alternativas de melhorias na construção de novas casas penais, e realizar um tratamento penal mais humanizado e focado na reinserção social. Essa é a meta do novo Governo”, afirmou o secretário. (Colaboração de Fernanda Cavalcante).