Pará participa da 17ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal
O Pará continuará coordenando, por mais seis meses, a Câmara de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que debate propostas e tenta captar recursos nessas áreas para os nove estados da Amazônia Legal. A decisão foi tomada durante os debates, desta quinta-feira (28), do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, realizado no Amapá (AP), dentro da programação do 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Depois do Pará, quem assume a coordenação é o estado do Mato Grosso.
“Liderar esse processo é um reconhecimento para o Pará de sua importância e capacidade de contribuir para as soluções que são necessárias aos estados da Amazônia”, avaliou o titular da secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Mauro O' de Oliveira.
O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008 como uma estratégia para pensar de forma conjunta o desenvolvimento sustentável na região. “O que buscamos aqui, além de definição desse arranjo interestadual de governança, é alinhar sobre os interesses comuns e definir qual direcionamento à captação de recursos para a região”, apontou o secretário adjunto da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.
No encontro, que encerra nesta sexta-feira (28), os representantes de cada estado debatem assuntos com abordagens transversais, tratando de temas que vão desde a segurança pública até a utilização dos recursos naturais de forma consciente. “É uma oportunidade fantástica de trocas de experiências e compartilhamento de informações sobre as melhores práticas na Amazônia Legal brasileira”, comentou a secretária adjunta da Semas, Lilian Haber.