Semas leva educação ambiental a Estudantes da rede pública
O projeto Conhecendo o Parque Estadual do Utinga (Peut), desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), foi exposto pela primeira vez este ano, nesta quarta-feira (27), para alunos do 4º e 5º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Preventório Santa Terezinha, no bairro do Souza, em Belém. A iniciativa é direcionada a estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas localizadas no entorno do Parque.
Os alunos receberam informações sobre a fauna, flora, trilhas e outros dados ambientais como os recursos hídricos dos lagos Bolonha e Água Preta, que abastecem Belém e parte do município de Ananindeua. Desde 2017, a Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas leva ações de educação ambiental às escolas localizadas próximas ao Peut. O objetivo é fazer a comunidade escolar conhecer um pouco mais das características do Parque,das Áreas de Preservação Ambiental (APAs), na Região Metropolitana de Belém (RMB).
O estudante do 5º ano, Pablo Pimentel, de 12 anos, declarou que aprendeu muito com as informações sobre a questão ambiental. “Gostei mais da parte das explicações sobre os animais e sobre os lagos”, revela.
Os pedagogos, Izabele Carvalho e Marcelo Farias, juntos com o estagiário, o estudante de Biologia, Styven Rocha, ministraram as palestras que apresentam para os alunos desde as instalações físicas existentes dentro do Parque, tipos de frequentadores (ciclistas, corredores, estudantes e público em geral) a importância dos lagos e detalhes de espécimes que vivem no local, como mamíferos, répteis, peixes, aves, entre outros animais.
A coordenadora pedagógica da escola, Raquel Alencar, avaliou a importância de disseminação de conhecimentos ambientais. “Precisamos que as crianças aprendam sobre a existência do Parque. Conhecer, valorizar e saber como se comportar lá dentro”. Orientação sobre os tipos de vegetação dentro do Peut e de como preservar a Unidade de Conservação, não jogando lixo em qualquer local (usar as lixeiras de coleta seletiva), não tomando banho nos lagos, não levando animais domésticos e outras atitudes necessárias à proteção do meio ambiente também foram repassadas aos estudantes.
O aluno Rafael Farias, 10 anos, do 5º ano, falou que ficou satisfeito com as palestras. “Achei muito bom falar sobre o meio ambiente. Aprendi a não jogar lixo no chão, não pisar nas plantas e conheci animais que ainda não conhecia”.