Polícia Militar cumpre mandado de reintegração de posse em Ananindeua
A Polícia Militar do Estado integrou, na manhã desta quarta-feira (27), a Operação Zacarias, no bairro do Distrito Industrial, município de Ananindeua. Durante a ação, uma área de 5.700 metros quadrados foi reintegrada aos seus proprietários. O local foi invadido em dezembro de 2017 e, nos últimos meses, quase 200 famílias ocupavam a área.
O terreno invadido fica localizado na avenida Zacarias de Assunção com rua Salvador, onde, durante muitos anos, funcionou uma fábrica de móveis pré-moldados. No fim de 2017, invasores derrubaram o muro que cercava a área e deram início à ocupação.
A decisão judicial que determinou a ação de reintegração foi do juiz Antônio Jairo de Oliveira Cordeiro, da 1ª Vara Cível de Ananindeua. A ação foi cumprida pelos oficiais de justiça José Batista de Souza e Marcel Bruno, com o apoio de tropas do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoq), Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam) e 29ª Batalhão da PM.
Quase 80 agentes de segurança pública participaram da operação, que teve início às 6h. O coordenador da operação foi o tenente-coronel André Henrique Costa Marques, comandante do BPChoq.
Equipes da da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe) da Polícia Civil, sob o comando do delegado Marco Antônio de Oliveira Silva; do Corpo de Bombeiros Militar do Estado e da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Ananindeua (Semutran) também participaram da operação.