Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

GT Barragens conclui vistoria técnica em empreendimento em Barcarena

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/03/2019 16h33

Nesta quarta-feira (27), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que coordena o Grupo de Trabalho de Segurança e Estudo de Barragens (GT Barragens), criado pelo Governo do Pará, concluiu a vistoria técnica em um empreendimento localizado em Barcarena, no Baixo Tocantins, após dois dias de análise nos depósitos de resíduos de rejeitos. Esta etapa da vistoria é considerada uma das mais importantes, porque os depósitos possuem características diferentes das últimas estruturas, mas ainda são enquadrados como barragens.

“O Departamento Nacional de Produção Mineral considera como Barragens de Mineração diques, reservatórios, cavas exauridas com barramentos construídos, associados às atividades desenvolvidas com base em direito minerário, utilizados para fins de contenção, acumulação ou decantação de rejeito de mineração. É o caso desse empreendimento vistoriado, que não possui estruturas construídas similares àquelas de Brumadinho, em Minas Gerais”, informou Rodolpho Zaluth Bastos, secretário adjunto da Semas.

No total, as vistorias em Barcarena devem durar três dias, terminando na quinta-feira (28). Os técnicos da Semas, junto com representantes da Promotoria de Justiça do município, ainda devem avaliar as estruturas de contenção de rejeitos de mineração de outra empresa.

Outras vistorias - O GT Barragens já vistoriou estruturas de contenção em outros municípios paraenses. Entre os dias 13 e 14 deste mês foram concluídas as inspeções em empreendimentos nas cidades de Juruti, na região oeste, e Canaã dos Carajás, no sudeste. No último sábado (23), foram avaliadas as estruturas em Paragominas, também no sudeste do Estado.

As informações coletadas durante as análises serão encaminhadas ao Grupo de Trabalho. O objetivo é que o colegiado de instituições do GT possa participar da criação de normas e leis que vão compor o Plano Estadual de Segurança de Barragens.