Semas conclui vistoria em barragens de mineradora em Paragominas
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) concluiu mais uma etapa de vistorias em barragens no estado do Pará. Esta semana, as equipes foram até uma mineradora localizada em Paragominas. No local, os técnicos passaram três dias avaliando o estado de conservação das estruturas do sistema de disposição de rejeitos 1 e 2 (SD1 e SD2).
"A inspeção envolveu desde a infraestrutura operacional até o exame de aspectos mais técnicos, como busca por evidências de erosão ou de trincas nas diferentes estruturas e o estado de sistemas de drenagem", explicou o secretário adjunto da Semas, Rodolpho Zaluth Bastos.
As próximas avaliações em estruturas de contenção de rejeitos devem ser realizadas pelas equipes multiprofissionais da Semas em Barcarena.
As informações coletadas durante as análises serão encaminhadas para o Grupo de Trabalho de Segurança e Estudo em Barragens, criado pelo Governo do Estado e coordenado pela Semas. O objetivo é que o colegiado de instituição que compõe o GT possam participar da criação de normas e leis que vão compor o Plano Estadual de Segurança de Barragens.
Além de Paragominas, o Grupo de Trabalho já vistoriou estruturas de contenção em outros municípios do estado. Entre os dias 13 e 14 deste mês foram concluídas as inspeções em empreendimentos nas cidades de Juruti e Canaã dos Carajás.