Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENCHENTES

Comitiva do Governo do Estado faz sobrevoo em Paragominas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/03/2019 12h03

O governador do Estado, Helder Barbalho, e o vice-governador, Lúcio Vale, estão neste momento em Paragominas, no sudeste paraense, onde fazem um sobrevoo para verificar, in loco, a situação do município, que foi atingido por uma chuva que durou cerca de seis horas na madrugada de sábado (23). Vários pontos da cidade ficaram submersos.

A vista ao município de Paragominas já estava na agenda deste domingo (24), que começaria por São Domingos do Capim, no nordeste do Pará, às 8h, onde Helder verificaria a situação das famílias que foram desalojadas depois que diversos pontos do município foram inundados na última quinta-feira (21). Com a mudança de planos, Helder foi primeiro para Paragominas e, de lá, seguirá para São Domingos.

Além do governador e do vice, a comitiva é integrada pelo secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Inocêncio Gasparim; pelo titular do Corpo de Bombeiros, cel Hayman; pelo secretário de Estado De Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima; pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Chicão; pelo gestor da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), José Scaff; pelo secretário de Estado de Transporte (Setran), José Renato; e pela secretária adjunta de Comunicação (Secom), Vera Oliveira.

Em São Domingos do Capim, a situação se agravou na madrugada de sexta (22), com as chuvas intensas que caíram na região e em função também do fenômeno da maré alta. A prefeitura decretou situação de emergência.

Até a noite do sábado (23), cerca de 253 pessoas estavam desalojadas e foram abrigadas no ginásio municipal e na Escola Manoel Bernados da Luz. Mais de 1.000 famílias tiveram as casas atingidas pela forte cheia do igarapé Muru-Muru e rios Capim e Guamá.

O Corpo de Bombeiros ajuda no resgate das famílias, que tiveram as casas submersas, enquanto a prefeitura arrecada mantimentos e água mineral para distribuir aos desalojados.

Com informações de Jackie Carrera.