Ciop recebe visita técnica de alunos soldados do Cfap
Cerca de 90 alunos soldados do 6º e 7º Batalhão do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças Coronel Moreira (Cfap), da Polícia Militar do Pará (PMPA), realizaram visita técnica no Centro Integrado de Operações (Ciop), nesta quarta (20) e quinta-feira (21). O objetivo é ampliar a visão de experiência técnica de trabalho do policial militar, a partir das instruções recebidas no curso e da visualização do funcionamento do Ciop.
Os alunos soldados, que vão se formar no próximo mês de maio, participaram de um roteiro de visita monitorada organizada por uma equipe do Ciop. A atividade foi iniciada com uma palestra sobre o funcionamento e projetos do Centro, ministrada pela assessora de Controle de Qualidade, tenente-coronel PM Aida Lamego. Eles receberam instruções sobre a Sala de Operações, apresentadas pelo coordenador Operacional, tenente-coronel Elton Medeiros, e pela coordenadora de Call Center 190, delegada Danielle Souza. Ao final das palestras, um bate-papo serviu para esclarecer dúvidas.
Em seguida, os participantes conheceram as instalações do Ciop, passando pelo setor de bastidores, onde ficam os equipamentos de infraestrutura de Tecnologia e Informação (TI), como servidores e links que proporcionam a comunicação com os demais órgãos do Estado. Os alunos visitaram ainda a Sala de Operações e receberam explicações técnicas do 2º sgt BM Gilberto Costa, que apresentou o funcionamento da central de chamadas 190, do despacho de viaturas e do videomonitoramento de câmeras de segurança pública.
Para o diretor do Ciop, coronel PM Luiz Carlos Rayol de Oliveira, a visita técnica de alunos do Cfap proporciona uma integração do Ciop com a PMPA, pois trata-se de um dos órgãos que trabalha integradamente com o Centro.
“Receber os alunos e futuros militares da PM geram vários pontos positivos para o serviço integrado dos órgãos citados, como também para a sociedade paraense, que receberá policiais com formação técnica e com a ciência de como eles deverão agir no atendimento de ocorrências demandadas pelo 190, quando estiverem trabalhando nas missões externas de policiamento”, destacou.
Segundo o gestor, “as instruções e experiências apresentadas aos alunos vão corroborar nas futuras tomadas de decisões durante as ocorrências que atenderão, resultando em mais qualidade no atendimento ao cidadão”. O coronel frisou ainda que as visitas técnicas proporcionam espaço para explanar sobre os projetos desenvolvidos pelo Centro, como o Amigo do Ciop, que visa prevenir e combater trotes para o 190 e ocorrências de poluição sonora.
SOBRE O CIOP
O Ciop, órgão que integra as seis instituições que compõem o sistema de segurança pública do Estado (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Detran, Susipe e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves), tem como missão mediar a comunicação entre o cidadão e os órgãos de segurança do Pará, possibilitando o registro de ocorrências de urgência e emergência na área, permitindo o despacho oportuno de guarnições com o objetivo de promover um atendimento estratégico na RMB.