Polícia Militar realiza o IV Curso Básico de Inteligência
Teve início nesta segunda-feira (18), o IV Curso Básico de Inteligência (CBI) da Polícia Militar do Estado. O evento é realizado no auditório do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Belém. A ação está sendo coordenada pelo Centro de Inteligência da PM e é direcionada aos integrantes das instituições da área de segurança pública, nos âmbitos federal, estadual e municipal.
O curso faz parte do Plano Estratégico da PMPA e visa formar profissionais de segurança no campo da Inteligência Policial, capacitando-os a pensar e agir estrategicamente diante dos desafios atuais da área. O objetivo é desenvolver competências e técnicas que possam habilitar o profissional para o enfrentamento à violência em geral e, principalmente, a crimes de alta complexidade.
A iniciativa também visa contribuir para que o agente de segurança possa identificar e entender aspectos da atuação criminosa considerados de difícil identificação pelos meios tradicionais de investigação policial e, ainda, dar suporte técnico ao assessoramento às autoridades governamentais na elaboração de planos e políticas de segurança pública.
Cinquenta e sete alunos participam da quarta edição do curso, que terá 60 horas/aula sobre diversos temas, como particularidades da atividade de inteligência e as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento.
“É importante ressaltar que esse ramo visa produzir conhecimentos e informações claras, oportunas e úteis para a tomada de decisões e, desse modo, se torna, eminentemente, uma atividade consultiva, científica e imparcial e, consequentemente, fundamental para o sucesso das políticas públicas de segurança”, frisou o chefe do Centro de Inteligência da PM, coronel Carlos Max Amaral Dantas.
Sessente profissionais de diversas instituições integram o corpo discente do IV CBI da PM, entre eles, Exército Brasileiro, Marinha, Força Aérea, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Casa Militar da Governadoria, Guarda Municipal de Belém, Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Censipam, Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) e Centro Estadual Integrado de Inteligência (CEII).
“A Polícia Militar tem convicção de que o destaque do curso está, também, na integração, na união de várias instituições em favor da sociedade, construindo uma rede atuante e interligada de informações, fortalecendo a cooperação interinstitucional e garantindo que a produção de conhecimento seja mais precisa, imparcial e de elevada qualidade sobre o fenômeno criminal”, acrescentou o chefe do Centro de Inteligência da corporação. O curso segue até a próxima segunda-feira (25).