Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Agentes prisionais participam de treinamento de defesa pessoal

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/03/2019 15h47
Um grupo de 15 agentes prisionais da Central de Triagem da Marambaia (CTMA), em Belém, participou de um treinamento de defesa pessoal, na manhã deste sábado (16), na academia de Boxe Ulisses Pereira. 
 
A ação faz parte de um projeto piloto organizado pela Susipe com o objetivo de capacitar os agentes e também elaborar um módulo de defesa pessoal como conteúdo complementar para o curso de formação agente prisional do concurso C-199.
 
O treinamento contou com a participação voluntária de lutadores e professores profissionais de boxe, Jiu Jitsu e Muay Thay que repassaram técnicas e exercícios práticos para os servidores penitenciários. 
 
Júlio César, que é agente prisional, acredita que esse treinamento é fundamental para o dia a dia na unidade prisional.
 
"Além da importância de se praticar uma atividade física, esse treinamento nos dá mais  segurança, pois como temos contato direto com os presos precisamos estar preparados, afinal, não sabemos quando será necessário utilizar de alguma técnica de auto defesa ou imobilização. Esse treinamento trás mais experiência e segurança para o nosso trabalho", garante o agente.
 
Para o boxeador e professor Ulisses Pereira, os agentes prisionais precisam estar tecnicamente preparados para se defender em uma situação extrema. 
 
“O objetivo desta aula é trabalhar defesa pessoal e técnicas de imobilização, para ajudar os agentes no trato com os internos, durante a retirada de presos das celas, transporte e qualquer outra situação que exija contato direto com o interno", explicou.
 
O secretário extraordinário de Estado para assuntos penitenciários, Jarbas Vasconcelos, também participou do treinamento e explicou que a aula experimental irá servir como modelo de capacitação para o curso de formação de novos agentes prisionais da Susipe.
 
“Esse treinamento é um piloto que vai nos ajudar a elaborar uma aula extra de defesa pessoal como atividade complementar para os candidatos a agente prisional do concurso C-199. Estamos hoje aqui para pensarmos nas melhores técnicas para contribuir com a formação dos agentes”, finalizou o secretário.