CAPACITAÇÃO
Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/03/2019 15h47
Um grupo de 15 agentes prisionais da Central de Triagem da Marambaia (CTMA), em Belém, participou de um treinamento de defesa pessoal, na manhã deste sábado (16), na academia de Boxe Ulisses Pereira.
A ação faz parte de um projeto piloto organizado pela Susipe com o objetivo de capacitar os agentes e também elaborar um módulo de defesa pessoal como conteúdo complementar para o curso de formação agente prisional do concurso C-199.
O treinamento contou com a participação voluntária de lutadores e professores profissionais de boxe, Jiu Jitsu e Muay Thay que repassaram técnicas e exercícios práticos para os servidores penitenciários.
Júlio César, que é agente prisional, acredita que esse treinamento é fundamental para o dia a dia na unidade prisional.
"Além da importância de se praticar uma atividade física, esse treinamento nos dá mais segurança, pois como temos contato direto com os presos precisamos estar preparados, afinal, não sabemos quando será necessário utilizar de alguma técnica de auto defesa ou imobilização. Esse treinamento trás mais experiência e segurança para o nosso trabalho", garante o agente.
Para o boxeador e professor Ulisses Pereira, os agentes prisionais precisam estar tecnicamente preparados para se defender em uma situação extrema.
“O objetivo desta aula é trabalhar defesa pessoal e técnicas de imobilização, para ajudar os agentes no trato com os internos, durante a retirada de presos das celas, transporte e qualquer outra situação que exija contato direto com o interno", explicou.
O secretário extraordinário de Estado para assuntos penitenciários, Jarbas Vasconcelos, também participou do treinamento e explicou que a aula experimental irá servir como modelo de capacitação para o curso de formação de novos agentes prisionais da Susipe.
“Esse treinamento é um piloto que vai nos ajudar a elaborar uma aula extra de defesa pessoal como atividade complementar para os candidatos a agente prisional do concurso C-199. Estamos hoje aqui para pensarmos nas melhores técnicas para contribuir com a formação dos agentes”, finalizou o secretário.
Veja também
ACORDO DE PESCA
Comunidades do Rio Maúba exaltam o fortalecimento do Acordo de Pesca com apoio da Semas
15/12/2025 18h09SOLIDARIEDADE
HGT participa do projeto “Padrinho Solidário” e leva alegria a alunos da rede municipal
15/12/2025 18h02SEGURANÇA PÚBLICA
Homem é preso em flagrante pela Polícia Civil por roubo com arma de fogo
15/12/2025 16h32QUALIFICAÇÃO
Setur conclui cursos de Condutor Ambiental de Trilhas em Primavera e Tucuruí
15/12/2025 15h58QUALIFICAÇÃO
Fundação ParáPaz oferece curso gratuito de "Agente de Portaria" com vagas limitadas
15/12/2025 14h27OPERAÇÃO ÚLTIMA VIGÍLIA
PCPA prende em São Luís dois envolvidos em homicídio de policial militar no Pará
15/12/2025 14h05ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Seju realiza curso de atualização de currículo para inserção no mercado de trabalho
15/12/2025 13h47