Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO

Crianças em tratamento contra o câncer aprendem protocolos de segurança

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/03/2019 09h39

Além das tradicionais aulas de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, as crianças e adolescentes que fazem tratamento contra o câncer no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA), e que estudam na Classe Hospitalar, que funciona na Unidade por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), terão um novo aprendizado neste ano. O assunto: ‘Segurança do Paciente’. 

O assunto faz parte do projeto ‘Heróis da Segurança’, criado pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital e tem o objetivo “estimular a participação do usuário e seus familiares na assistência prestada por meio da realização de ações de segurança”, explica Natacha Cardoso, integrante do NQSP e responsável pela aula para as crianças. 

O primeiro encontro foi realizado na última semana e os alunos aprenderam sobre a importância do primeiro protocolo de segurança do paciente: a Identificação. Aplicado sempre que a criança chega ao hospital e durante toda a permanência, o protocolo facilita a visualização de informações sobre os registros do paciente e dos riscos de queda, broncoaspiração, alergias entre outras situações que o usuário pode apresentar.  

Ainda que faça parte do dia a dia das crianças em tratamento no Hospital, o assunto foi levado para a sala de aula de forma lúdica para a construção de um novo aprendizado. “Assim como os médicos, enfermeiros, recepcionistas e outros profissionais que são os heróis da vida real, com esse conhecimento, as crianças também podem ser heróis da segurança, sendo multiplicadores desse processo de melhorias na segurança, assistência e qualidade”, explica Natacha.

Além da Identificação do Paciente, os outros seis protocolos: Comunicação Efetiva, Administração de Medicamentos, Cirurgia Segura, Higiene das Mãos, Redução do Risco de Quedas e Redução do Risco de Lesão por Pressão, serão apresentados aos alunos que, ao longo do projeto, serão convidados para aplicar os conhecimentos teóricos em Auditorias Internas de Riscos e o de Protocolos de Segurança. 

A Unidade

Administração pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo referência no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil no norte do País.