Aromas e sabores da gastronomia paraense chegam a São Paulo
Os paulistas já podem sentir e experimentar os aromas e sabores da gastronomia paraense. O local é o restaurante Tordesilhas, o primeiro a receber a mais autêntica e original culinária do Norte do País, como parte da programação da VIII Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), em São Paulo, a partir de hoje (29). A programação ainda se estende nos próximos dias, até 2 de setembro, pelos restaurantes Dalva e Dito, e Capim Santo, além do Mercado Pinheiros.
A chef local Mara Salles, acompanhada do chef paraense da cidade de Santarém, Saulo Jennings Simões, bolaram um cardápio que une o requinte de uma metrópole cosmopolita com elementos gastronômicos da cultura tapajônica, região oeste do Pará.
De entrada, Mojica de Aviú, Lasca de Mapará Grelhado e Vinagrete da Floresta, Bolinho de Piracuí, Geleia de Cupuaçu e Pimenta. Nos pratos principais Feijão de Corda em Vagem assado na brasa e leite de castanhas, Arroz de Tacacá (arroz + camarão seco + camarão fresco + tucupi + jambu), Piracaia (Surubim na Brasa) e tubérculos. Para sobremesa, frutas locais e Doce Tapajós (frutas de época e doces da região).
“A gente vai fazer uma Piracaia”, palavra indígena que significa peixe frito ou peixe queimado (pirá+caia), que Saulo redefine como “um ato de assar o peixe, à beira do rio”, e diz que vai “tentar levar essa essência para a mesa dos paulistas para eles terem a sensação de estar à beira de um rio no Pará, comendo um peixe assado”, ressalta.
O chef santareno ainda promete levar algumas entradas. “Surpresas de textura diferentes de outros peixes da região a exemplo do mapará, servido com ervas, essências da floresta, pimenta, farinha e a transformação do famoso tacacá num suculento risoto, e as sobremesas, geleias de frutas da Amazônia”, explica.
Serviço – Reservas podem ser feitas pelo (11) 3107-7444. O restaurante Tordesilhas fica localizado na Al. Tietê, 489 – Cerqueira César – São Paulo. O valor por pessoa é de R$ 170,00.